Notícias

11/09/2019

Instituições de educação superior terão Semana da Responsabilidade Social

A iniciativa foi planejada para destacar as ações já implementadas pelas faculdades e centros universitários que fomentam a sustentabilidade social, ambiental e econômica

Entre os dias 23 e 28 de setembro, as instituições de educação superior (IES) da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) irão realizar a Semana da Responsabilidade Social. A iniciativa foi planejada para destacar as ações já implementadas pelas faculdades e centros universitários mantidas pela rede que fomentam a sustentabilidade social, ambiental e econômica nas regiões em que atuam.

O programa deverá incluir, entre outros elementos, a apresentação de projetos acadêmicos, palestras, workshops e exposições, além de iniciativas culturais e recreativas que acolhem pessoas de todas as idades e a prestação de atendimento à comunidade nas áreas de saúde, humanas, exatas e jurídica. As propostas serão apresentadas nas próprias instituições.

A ação será desempenhada em parceira com a Associação Brasileira de Mantenedoras da Educação Superior (ABMES), que há 14 anos realiza a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Para participar da iniciativa, será necessário que as instituições CNEC se cadastrem na página https://sisdia.abmes.org.br/menu/contatoabmes e informem todos os dados solicitados – como o CNPJ e a indicação do colaborador que será o responsável por coordenar a campanha na unidade. Em seguida, a ABMES enviará um e-mail com as orientações necessárias para efetivar o registro das atividades.

As instituições também deverão encaminhar para a Coordenação de Educação Superior da CNEC (Ceduc ES) a programação das atividades previstas para a Semana da Responsabilidade Social, no período de 3 a 13 de setembro.

Depois que o evento for finalizado, as IES enviarão ainda para a Ceduc ES um relatório com o detalhamento das ações elaboradas, até o dia 4 de outubro. As instituições que tiverem suas iniciativas atestadas serão premiadas como o Selo Instituição Socialmente Responsável.

O calendário detalhado e todas as informações sobre a Semana de Responsabilidade Social estão disponíveis no Ofício Circular nº 146, divulgado nesta terça-feira, dia 3 de setembro.

Concurso Silvio Tendler
Logo depois da Semana da Responsabilidade do Ensino Superior Particular, será aberto o período de inscrição para a 15ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O projeto incentiva e premia o registro de ações dos participantes da Campanha da Responsabilidade Social nas categorias documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe, e recebe inscrições de 30 de setembro a 17 de janeiro.

O vencedor de cada categoria será premiado com a quantia de R$ 2,5 mil. Confira o regulamento do concurso no site https://www.responsabilidadesocial.abmes.org.br.

Leia Também