Notícias

25/07/2019

Projetos do CNEC Cidadania serão apresentados no dia 11 de agosto

A edição deste ano é inspirada no movimento #VidaQueQueremos, que estimula a prática de medidas simples e efetivas para contribuir com a formação de um mundo mais igualitário

Os estudantes das instituições de educação básica e superior participantes do CNEC Cidadania irão apresentar seus projetos no dia 11 de agosto. A edição deste ano é inspirada no movimento #VidaQueQueremos, que estimula a prática de medidas simples e efetivas para contribuir com a formação de um mundo mais igualitário, com cidadãos conscientes das questões sociais e ambientais.

As mobilizações foram iniciadas em março, quando cada instituição CNEC escolheu no mínimo três metas, entre os 17 “Objetivos para a Vida que Queremos”, para debater na comunidade escolar. Os assuntos abordam temas como o combate à pobreza, promoção da saúde, educação e qualidade de vida, mudanças climáticas e consumo consciente.

O movimento #VidaQueQueremos foi lançado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) para motivar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois das apresentações do dia 11, cada instituição escolherá um projeto para representá-la nacionalmente. A proposta selecionada deverá ser inscrita pelo colégio no portal CNEC, entre os dias 19 e 22 de agosto. A partir desse momento, as iniciativas cadastradas serão analisadas pela comissão organizadora do CNEC Cidadania, no período de 23 a 30 de agosto. 

Os três projetos melhores avaliados serão publicados no site CNEC e participarão de uma votação online ao público, de 16 a 20 de setembro. Os responsáveis por essas propostas serão premiados com o certificado de participação do concurso. Já a instituição que tiver a iniciativa campeã, receberá o troféu CNEC Cidadania.

CNEC Cidadania
Iniciado em 2015, o projeto promove ações com estudantes das unidades da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) de todo o país, para destacar a importância da cidadania no protagonismo das transformações sociais. Assim, em cada ano, o CNEC Cidadania aborda uma temática significativa para o cenário brasileiro. 

A apresentação dos projetos ocorre sempre em 11 de agosto, data em que o Brasil celebra o Dia do Estudante. De acordo com a comissão organizadora da iniciativa, a exibição dos trabalhos nesse dia tem o propósito de demonstrar a força da educação no desenvolvimento da sociedade.

Leia Também