Notícias

30/04/2021

CNEC Talks de maio tem como tema o centenário de nascimento de Felipe Tiago Gomes

Evento faz parte da programação de atividades desenvolvidas em comemoração aos 100 anos do fundador da CNEC

A edição especial do CNEC Talks, que dará início às atividades de comemoração aos 100 anos do professor Felipe Tiago Gomes, acontecerá na próxima quinta-feira (6) e será transmitida ao vivo em nosso canal do Youtube, a partir das 20h.


O tema do encontro on-line será o centenário de nascimento do professor Felipe Tiago Gomes e a importância do notável educador e fundador da CNEC para a educação no país. O convidado dessa edição é o professor José Lima Santana, vice-presidente de Educação da CNEC.


José Lima Santana é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além de ser vice-presidente de Educação da CNEC desde 2013, é professor efetivo do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe e padre da Arquidiocese Metropolitana de Aracaju.


O professor tem diversos livros publicados nas áreas do Direito e da Literatura e também é autor de mais de 600 artigos jurídicos e literários publicados em jornais e revistas. É membro da Academia Sergipana de Letras, membro-fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e membro-fundador da Academia Sergipana de Educação.


Ele comenta que, durante o evento, pretende compartilhar o entusiasmo que o move na qualidade de ex-aluno, ex-professor, ex-diretor de Unidade e atual vice-presidente de Educação da CNEC. “Todo verdadeiro cenecista é um entusiasta pelo idealismo do professor Felipe, pela história da CNEC, pela educação e pela vida que se partilha, pois o cenecista ‘tem mais riso e menos pranto’”.


José Lima Santana também faz uma breve análise sobre a importância de Felipe Tiago Gomes para o desenvolvimento da educação no país. “Tendo fundado a CNEC, que começou como Campanha do Ginasiano Pobre, o professor Felipe Tiago Gomes tornou-se o maior difusor do direito à educação no Brasil, sobretudo nas cidades interioranas e, mais de perto, nas comunidades onde a educação era precária ou inexistente, a partir do antigo curso ginasial, o Ensino Fundamental II de hoje. Milhões de brasileiros passaram pelos bancos escolares cenecistas. Homens e mulheres que tiveram suas vidas transformadas a partir da educação recebida nas escolas cenecistas. A instituição fundada pelo professor Felipe transformou a sociedade, nas comunidades onde ela se instalou. Foram muitas centenas de cidades que tiveram a vida social aprimorada através da educação cenecista”, ele declara.

Leia Também