Notícias

15/07/2020

Aluno do Colégio Marquês inicia projeto de combate a fome

Guilherme Kollet, influenciado pela Mostra do Conhecimento, inciou um projeto pensando em ajudar o próximo. E agora já conta com parcerias de outros estados.

    Você sabia que em 2050 a população mundial pode chegar a 9,7 bilhões de pessoas? E já pensou em como ajudar a combater a fome? O aluno do Colégio Marquês, Guilherme Kollet, que estuda na instituição desde o 8º ano, pensou e agiu. Guilherme, afirma que sempre foi influenciado pela pesquisa pelo próprio colégio, através da Mostra do Conhecimento, que tem como objetivo incentivar o aluno para a iniciação científica, e assim nasceu o Projeto OBIN.

   "Ano passado (2019) tive a oportunidade de participar da XVIII MOSTRACLAK e 34º MOSTRATEC. Graças a essas oportunidades dadas pelo Marquês, conheci muita gente, vivenciei experiências incríveis, que me levou a ter uma grande influência pelo desenvolvimento científico. Após isso, ganhei reconhecimento pelo Rafael Camargo da Soleil Café, que sempre se preocupou com sustentabilidade e reciclagem, ele me incentivou a estudar sobre à agricultura urbana. No outro dia fui atrás de tudo relacionado, comprei sementes, peguei alguns copos plásticos que tinha em casa, uma terra preta, e plantei minhas primeiras sementes. Por ser uma época muito fria, achava que não ia conseguir plantar, por isso coloquei um refletor que tinha aqui em casa, e consegui germinar minhas primeiras sementes. Com o conhecimento que tinha, coloquei minhas mudas na sacada de casa para servir de estufa, e assim conseguir fornecer calor para a planta. Reaproveitando as caixas de leite que iam para o lixo, eu abri-as e lavava para servir de isolamento térmico e refletor de luz. Nesse cenário, estudei como funcionava o sistema de fotossíntese das plantas, e sua absorção a luz, com isso desenvolvi um pequeno sistema para controlar a iluminação da estufa automaticamente.Num almoço em família, eu perguntei aos meus pais o que eu iria fazer com tanta muda que eu estava plantando, e minha mãe me deu a ideia de doar"

    Mas Guilherme quis mais. "No outro dia, pensei seriamente sobre o assunto, e após ver algumas notícias tristes de fome no mundo e com o crescimento por conta do covid-19, tive a grande ideia de criar uma organização que incentivasse as pessoas a cultivar seus alimentos nas grandes cidades, uma vez que, em 2050 chegaremos a uma população de 9 bilhões de pessoas, onde 70% estarão nas cidades, duplicando a demanda por alimento. Pensando nisso, chamei alguns amigos próximos para trabalhar na ideia, e eles apoiaram, rapidamente em 4 dias de planejamento, já tínhamos apoiadores em 3 estados (SP, BA, PE), com um forte incentivo pela causa. Nesse sentido começamos a traçar objetivos: Queremos combater a fome mundial, promovendo os objetivos de desenvolvimento e sustentabilidade da ONU. Queremos através de nossas redes sociais, mídias onlines e palestras, incentivar jovens e adultos à agricultura urbana, transformando a sociedade como um todo. Criaremos um programa de doações da OBIN para famílias necessitadas, promovendo a saúde e bem-estar com produtos orgânicos, sem uso de agrotóxicos. Promoverá educação de qualidade com informações embasadas cientificamente, criaremos e-books para instituições poderem utilizar como proposta pedagógica. Iremos gerar empregos e alternativas monetárias incentivando nossa comunidade a poder vender seus produtos em feiras organizadas pela OBIN com apoio do curso de Nutrição e Enfermagem da UNICNEC. Desenvolveremos infraestruturas para geração de mudas, e confecção de estufas para kits a serem doados e comercializados. Iremos conectar cidades e comunidades a fim de aproximar os cultivadores urbanos às pessoas. Uma iniciativa de jovens do Rio grande do Sul para o Mundo!"

    Impressionado? A equipe do colégio ficou e por estes motivos que a equipe segue firme e forte no aprendizado do aluno cenecista. Parabéns Guilherme pela sua iniciativa, com certeza será inspiração para muitos outros jovens.















Leia Também