Notícias

14/09/2020

Equoterapia: Mais uma área de estágio para alunos da Fisioterapia

A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional desde 2008, e é indicada como tratamento complementar para crianças e adultos com necessidades especiais que apresentem deficiências motora, visual, física...

    Na semana passada, os acadêmicos do curso de Fisioterapia retornaram os estágio e atendimentos na Clínica Escola no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC. Desde então, acadêmicos, professores e supervisores de estágios estão envolvidos em uma nova área de estágios: A Equoterapia.

  Assim, os envolvidos nesse estágio receberam treinamento específico de familiarização com os cavalos e equipe de trabalho e puderam conhecer os animais, aprender sobre a forma de manejo dos mesmos, ou seja, os cuidados com os animais, como a alimentação, higiene, forma de gerar aproximação, empatia e confiança entre os animais e os estagiários.  Vivenciaram também a preparação dos cavalos para montaria, auxiliando os profissionais do centro de equoterapia na hora de encilhar os animais, e finalmente montaram, visto que alguns estagiários nunca tinham tido essa experiência. 

    A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional desde 2008, e é indicada como tratamento complementar para crianças e adultos com necessidades especiais que apresentem deficiências motora, visual, física, intelectual, entre outras patologias.

    Todos os atendimentos realizados na equoterapia envolvem uma equipe multidisciplinar, sendo que nossos alunos poderão vivenciar toda essa troca de conhecimentos junto aos profissionais do centro de equoterapia da APAE e seus supervisores de estágio.

    Segundo o docente do curso de Fisioerapia, Rodrigo Schuster, o estágio em Fisioterapia da UNICNEC ocorrerá no Centro de Equoterapia da APAE/Osório nas sextas-feiras nos turnos da manhã e tarde, e tem como objetivo propiciar conhecimentos de uma nova abordagem de intervenção para nossos acadêmicos. "Pois uma vez que o paciente vivencia o atendimento em cima do cavalo, o corpo humano recebe estímulos sensoriais do animal o que propicia uma reorganização de seus movimentos por meio de um comportamento adaptativo" afirma. 

    Os estágio junto a APAE já é realizado pelos acadêmicos nas terças e quintas-feiras.  













Leia Também