Notícias

20/11/2019

UNICNEC e Daiane Martins Lemos, a primeira deficiente visual total formada na instituição

Na ocasião, o reitor do Centro Universitário, Prof. Juarez Moraes Ramos Junior, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Ms. Alexandre Ramos, receberam a homenagem da Câmara de Vereadores pelas inovações na estrutura na instituição.

    No dia 18, os acadêmicos do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, participaram da homenagem à primeira deficiente visual total formada na instituição, Daiane Martins Lemos, por seu empenho e dedicação no curso de Direito da UNICNEC.

    Daiani é residente do município de Mostardas/RS, e iniciou a graduação em Direito em 2013, enfrentando cerca de 3 horas de viagem todas as noites. À época a instituição, inicialmente como Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, iniciou os investimentos para atender as necessidades da Daiani e de outros alunos que foram ingressando durantes os anos. Assim, a instituição adquiriu piso tátil e impressora em braile. A hoje bacharel em Direito foi a primeira a utilizar estes recursos que foram auxiliando em sua trajetória acadêmica. 

    Para reduzir as dificuldades, Daiani realizou um curso de informática para deficientes visuais, o que proporcionou maior autonomia e independência. Através do curso, passou a utilizar seu próprio computador com os programas necessários para auxiliar no estudo. “Com a graça de Deus, minha fé, força de vontade e apoio daqueles que sempre estiveram a meu lado, consegui superar todas as adversidades” comemora.

    Na ocasião, o reitor do Centro Universitário, Prof. Juarez Moraes Ramos Junior, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Ms. Alexandre Ramos, receberam a homenagem da Câmara de Vereadores pelas inovações na estrutura na instituição proporcionando que a cada ano mais alunos com necessidades especiais possam ingressar no ensino superior. 






Leia Também