Notícias

27/05/2020

UNICNEC inicia teleatendimento sobre o Conronavírus

O reitor da UNICNEC, Prof. Me. Gustavo Arruda destacou a importância da presença dos profissionais no projeto. "A pandemia em si já causa pânico, e principalmente neste onde cada pessoa sente algo diferente, então a sociedade ...

    Na manhã de hoje, 27, o reitor do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, Prof. Me. Gustavo Arruda, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Me. Thiago Camargo e o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Alessandro Bartz estiveram presentes na abertura do Projeto de Teleatendimento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Osório que tem como objetivo realizar atendimentos via telefone, visando maior integração da comunidade de Osório para o enfrentamento à Covid-19.

    O Pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Me. Thiago Camargo, ressaltou a importância do poder privado aliado ao poder público iniciar as medidas de enfrentamento ao coronavírus. "Tínhamos a necessidade de informação, por parte da comunidade, tínhamos a estrutura preparada e equipada para este tipo de trabalho e alunos dos cursos da saúde que queriam ajudar neste momento, e assim fizemos acontecer, com empenho de todos. E um agradecimento especial aos alunos que quiseram participar, voluntariamente, deste projeto". 

    O pró-reitor Acadêmico, Alessandro Bartz abordou sobre a presença dos professores orientadores no projeto. "Certamente deste projeto, nascerão outros tantos e em outros municípios da região, e os professores são essenciais para este projeto, visto que alguns deles vem de Porto Alegre, pensando em orientar os alunos, melhorando assim o atendimento à comunidade. Tenho certeza que este projeto será um sucesso". afirma

    O coordenador médico da secretaria municipal de saúde de Osório, Dr. André Bendl informou aos presentes que antes de iniciar o atendimento, os alunos passaram por um treinamento, com informações e simulações. "Os alunos realizaram a capacitação, várias tardes, com informações e fizemos uma simulação, assim os alunos tiveram um excelente resultado e decidimos iniciar o atendimento".

    O reitor da UNICNEC, Prof. Me. Gustavo Arruda destacou a importância da presença dos profissionais no projeto. "A pandemia em si já causa pânico, e principalmente nesta onde cada pessoa sente algo diferente, então a sociedade precisava desta orientação, pois as pessoas sentem o medo de ir até uma unidade básica de saúde, mas pretendemos desmistificar isto. Agradeço aos professores, profissionais e aos alunos que se dispuseram a estar na linha de frente, sendo um trabalho importante e glorioso a ser feito".

    Participaram também o secretário municipal de saúde, Emerson Maggi, o vice-prefeito, Eduardo Renda, as docentes do curso de Enfermagem, Prof. Me. Débora Biffi e a Prof. Lúcelia Cardoso, servidores da prefeitura municipal, além acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Psicologia e Educação Física que irão atuar no projeto. 

    O projeto Covid possui três frentes:

- Teleatendimento: Determinar quando o paciente deve procurar o serviço de saúde, Classificação de risco de gravidade para definição do local de atendimento; Registro da ligação em prontuário do paciente.

- Tele Orientação: Atendimento relacionado às dúvidas gerais da população sobre a COVID 19, Orientação geral sobre medidas de precaução e de higiene; Uso correto das máscaras.

- Tele Monitoramento: Auxílio à equipe de Tele monitoramento da Secretaria de Saúde; Ligações aos casos suspeitos ou confirmados de COVID 19 que estão em isolamento por atestado médico.

O projeto atende no número 51 2161 0212







    

Leia Também