Notícias

09/05/2022

Parceria entre CNEC e Governo de Minas Gerais garante bolsas gratuitas para cursos de pós-graduação

O Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a CNEC, por meio do projeto Trilhas de Futuro - Educadores, oferece bolsas gratuitas de estudo destinadas aos educadores da SEE/MG para cursos de Pós-graduação Online


Acreditando no papel transformador e de constante aprendizado do profissional, a rede CNEC tem a satisfação de anunciar a parceria com o Governo de Minas Gerais no credenciamento do projeto Trilhas de Futuro - Educadores. O principal objetivo dessa iniciativa é promover a formação continuada dos profissionais da Educação por meio de cursos de Pós-graduação, na modalidade de Especialização, proporcionando aos educadores a oportunidade de aprimorar suas habilidades e alavancar sua carreira, visando também à melhoria dos serviços prestados aos estudantes das escolas estaduais. Além disso, a ação possibilita o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, que podem avançar em suas carreiras devido às promoções previstas na legislação vigente, também a aproximação da educação básica com as instituições de ensino superior do estado.

O Trilhas de Futuro é um sistema de gestão que acompanhará todo o processo do profissional, da inscrição à conclusão do curso. As vagas para os cursos do programa serão custeadas pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEE/MG, sendo gratuita a participação do profissional selecionado para as formações.

Poderão participar servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica, Especialista em Educação Básica, Analista Educacional, Inspetor Escolar, Analista de Educação Básica, Técnico da Educação, Assistente Técnico de Educação Básica e Assistente de Educação. Também é necessário estar em exercício da função e credenciado na Unidade Central, nas Superintendências Regionais de Ensino ou nas unidades escolares da SEE/MG.

Essa é uma grande oportunidade para o profissional que deseja se especializar na área educacional. Por meio de metodologias inovadoras e uma equipe especializada de tutores da rede CNEC, os professores em formação são capacitados a gerenciar processos internos e externos de instituições escolares, garantindo assim uma inserção mais sólida e direcionada no mercado de trabalho.

Dentre os dez cursos de pós-graduação ofertados pela CNEC na modalidade EaD, três serão disponibilizados para inscrição no projeto Trilhas de Futuro - Educadores, a seguir:


Especialização em Business Intelligence
Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização em Educação Empreendedora e Empreendedorismo Social
Especialização em Educação Especial
Especialização em Educação Matemática – Educação Básica
Especialização em Gestão Financeira Escolar
Especialização em Língua Portuguesa - Educação Básica
Especialização em Metodologias Ativas na Educação
Especialização em Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico
Especialização em Projetos e Inovação na Educação


Os profissionais que participarem do programa Trilhas de Futuro deverão se comprometer com a continuação da prestação de serviço para a SEE/MG durante um período de três anos. Além disso, está previsto o ressarcimento ao Estado do valor correspondente ao financiamento do curso nos casos de desistência ou evasão, após início do curso, desempenho insatisfatório ou reprovação, exoneração do cargo efetivo durante o período do curso ou após o seu término, sem cumprimento da contraprestação.

Aqueles que desejam participar da iniciativa devem ficar atentos ao período de inscrição. O cadastro para os cursos de pós-graduação lato sensu deverá ser feito no período de 04 a 13/05, pelo endereço https://trilhaseducadoresmg.cnec.br/. A previsão é a de que as aulas tenham início em 30/06, então aproveite essa oportunidade para avançar profissionalmente!

Leia Também