Notícias

06/06/2022

Faculdade CNEC de Capivari participa de palestra da campanha Maio Laranja

Realizada pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade, a campanha tem como objetivo a conscientização para prevenção e combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


O mês de maio foi marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. E, com o objetivo engajar a sociedade, no dia 31/05, a Faculdade Cenecista de Capivari foi convidada pela Câmara Municipal de Vereadores de Capivari/SP para estar presente na palestra realizada com o tema: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conduzida pela Delegada Titular da Delegacia de Capivari e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Dra. Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin, e pela Dra. Graziela Menegon, psicóloga também da DDM.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades do município e da região, como o Presidente da Câmara Municipal de Capivari, Vereador José Eduardo Bombonati, a também Vereadora Inês Luísa Félix da Costa, os Secretários Municipais de Educação, José Lucas de Morais, e de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin, o Diretor Geral da Câmara Municipal, Sr. Luis Antonio Piazza, e o Procurador Jurídico Dr. Murilo Kerche, além de membros do Conselho Tutelar Municipal, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais e o Diretor Geral da CNEC de Capivari, o Professor Evandro Franco da Conceição.

No Brasil, o dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, um crime silencioso, que causa profundos traumas, dores e cicatrizes nas vítimas. A data é marcada pelo “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES). A menina de apenas 8 anos foi sequestrada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Apesar de ter tido todos os seus direitos violados, o crime ficou impune.

A palestra, realizada pela Dra. Maria Luísa e pela Dra. Graziela, visou conscientizar, identificar sinais e incentivar as pessoas a denunciarem situações de violência sexual por meio de canais específicos de denúncia. O evento encerrou uma série de ações a respeito do tema realizadas no mês de maio no município e na região, cujo objetivo foi a conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes, voltadas para toda a sociedade, especialmente as famílias.

Nesse sentido a CNEC também está engajada em políticas e projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, engajando nossos alunos e profissionais a temas de relevância nacional e de responsabilidade social, com o intuito também de informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta em defesa das nossas crianças e adolescentes.





Leia Também