Notícias

10/02/2022

O CENECISTA

Confira um pouco da emocionante história do fundador da CNEC, contada através de um vídeo documentário produzido pelo jornalista Wanderley Filho.


Nascida a partir de um sonho, no ano de 1943 em Recife, Pernambuco, a CNEC trouxe novos olhares para a educação. Mas o sonho de disseminar a educação veio bem antes, ainda em sua cidade natal, Picuí, onde, mesmo com a falta de recursos e condições para um ensino de qualidade, o paraibano Felipe Tiago Gomes trouxe a esperança por meio do conhecimento e de ideais ligados ao acesso à educação para todosos cidadãos.

Ideais estes que são propagados com vigor durante os 78 anos de existência da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade, a CNEC. Pensando no propósito de Felipe Tiago Gomes e em toda a sua jornada em prol da educação, o jornalista José Wanderley Costa Filho idealizou um projeto que contaria um pouco mais da história do nosso fundador, Felipe Tiago Gomes. Assim nasceu o projeto do videodocumentário: “O Cenecista”.

A obra foi produzida com recursos do edital de Lei de Incentivo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia - SEECT, através da lei 2.435/2021.

O ex-aluno da Escola Cenecista Arnaldo Bezerra, em sua cidade de origem, Parelhas-RN e idealizador do projeto, Wanderley Filho, viabilizando a oportunidade da realização do material, juntou-se a grandes profissionais para a concretização da proposta.

“Ouvia falar muito sobre a história de Felipe Tiago Gomes, através do deputado Buba Germano, autor do projeto Ano Felipe Tiago Gomes, e, quando surgiu o edital da FAPESQ para fazer o documentário, vimos que tínhamos uma boa possibilidade de fazer o material. Então, me juntei com uma jornalista de Picuí, Valécia Estrela, e fizemos o projeto, incluindo o roteiro. Também convidei um amigo, produtor de cinema do Rio Grande do Norte, Raildon Lucena, para compor a equipe”, declara Wanderley Filho.

O resultado desse projeto foi um videodocumentário com 15 minutos de duração, lançado no canal do jornalista no YouTube e que está disponível para acesso e conhecimento de todos. O vídeo retrata um pouco da história e vivência do fundador da CNEC e trata também a respeito dos ideais e metas de um jovem visionário que projetou, em uma missão de coragem e perseverança, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, a CNEC, sendo a inspiração e a oportunidade de crescimento e de acesso à educação para milhares de jovens brasileiros.

Desse sonho, hoje concretizado, a CNEC mantém seus valores pautados na formação de seres humanos capazes de idealizar seus futuros e seguir em busca de grandes realizações profissionais, formando gerações e se reinventando por meio de um planejamento estratégico pautado na educação de excelência, sempre com o olhar direcionado às novas tendências e aos desafios da contemporaneidade.

Assim, investindo cada vez mais na educação brasileira, a CNEC potencializa a carreira de milhares de brasileiros desde então, iniciando na Educação Básica e seguindo até o Ensino Superior. Hoje, a rede conta com 67 unidades de Educação Básica, além das instituições de Ensino Superior, entre elas, 12 faculdades, 2 centros universitários e mais de 60 polos distribuídos em todo o território nacional, formando mais de 20 mil alunos anualmente.Este é o resultado de muito trabalho, compromisso, competência e dedicação do nosso fundador e de todas as equipes cenecistas desde o ano de 1943.

O resultado do videodocumentário “O Cenecista”, desenvolvido por Wanderley Filho e para o qual foram entrevistados grandes nomes e importantes personagens da história da CNEC, , você pode conferir assistindo ao vídeo logo abaixo:




Representando os ideais de uma educação humanitária e se colocando a serviço do aluno, há 78 anos a CNEC transforma o conhecimento e o futuro da educação brasileira. Para nós, CENECISTAS, o aprendizado é ao longo da vida. Acreditar na educação é valorizar o desenvolvimento integral do ser, formando cidadãos conscientes e preparados!

Leia Também