Notícias

23/03/2023

Coordenação do curso de Direito participa de curso do projeto Reciclando Vidas

Coordenação do curso de Direito da Faculdade CNEC Gravataí participa de curso destinado a pessoas privadas de liberdade, abordando a importância da reestruturação familiar no processo de ressocialização após o cumprimento da pena.

No dia 16 de março, a Coordenadora do curso de Direito da Faculdade CNEC Gravataí, Dra. Maria Helena Petry, também representante da instituição no Conselho da Comunidade, fez uma participação especial em um curso ministrado para 12 apenados que cumprem pena em regime semiaberto, no Instituto Penal de Gravataí.

O curso, que teve duração de uma semana, foi ministrado por Rodrigo dos Santos Ramos, conhecido como Sabiah, que é um egresso do sistema prisional e atualmente acadêmico de Serviço Social, além de ser o fundador do projeto Reciclando Vidas, que auxilia no processo de ressocialização de apenados e egressos do sistema.

Durante o curso, Maria Helena abordou a importância da reestruturação familiar no processo de ressocialização após o cumprimento da pena. Além disso, ela noticiou sobre um novo projeto do Núcleo de Prática Jurídica da CNEC (NPJ) que está sendo desenvolvido para a assistência judiciária na área do Direito da Família para pessoas privadas de liberdade. A nossa coordenadora, foi gentilmente convidada para participar do encerramento do curso no dia 17 de março.

O trabalho de Sabiah e seu projeto intitulado Reciclando Vidas tem sido fundamental no processo de ressocialização de apenados e egressos do sistema prisional. A participação da da Faculdade CNEC de Gravataí por meio da nossa coordenadora, foi uma grande oportunidade para que os envolvidos tivessem acesso a informações e conhecimentos importantes para seu processo de reintegração na sociedade.

A iniciativa do NPJ, demonstra nosso comprometimento para o compromisso com o processo de ressocialização e reinserção social dos envolvidos, ao mesmo tempo em que busca oferecer uma educação jurídica inclusiva e acessível.

Leia Também

27/02/2024

Retorno às aulas