Notícias

13/09/2022

Desafio CNEC de Inclusão

A proposta dos desafios de interação é que os professores e docentes da rede possam elaborar atividades inclusivas envolvendo o bem-estar dos alunos e das comunidades cenecistas.



Em busca de uma formação integral dos alunos cenecistas, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC)enxerga a escola como um espaço de inclusão extremamente importante para o desenvolvimento e socialização do estudante, abrangendo todas as etapas da vida acadêmica dele.

São nos espaços escolares que o aluno irá deparar-se com inúmeras possibilidades, oportunidades e vivências que lhe serão úteis por toda a sua vida. As unidades de ensino da CNEC têm como premissa ajudar os alunos a encontrar seu lugar no mundo. Para isso, o objetivo do fazer pedagógico é estimular a autoestima e as competências sociais e emocionais do estudante, pois assim ele será capaz de superar os desafios da vida ao mesmo tempo em que ajuda a construir um mundo melhor.

Considerando essa proposta pedagógica, o Desafio CNEC possui como temática a inclusão. Esse projeto de desafios está trazendo resultados e grande integração entre as unidades.

O Desafio CNEC Inclusão será realizado durante os meses de agosto e setembro e será concluído na última semana do mês. Também nesta data será transmitida uma edição especial da Webinar CNEC Talks, no dia 21/09, que terá como tópico principal a Educação Inclusiva, além disso, nesse encontro, serão expostas as imagens enviadas pelas unidades da rede com os resultados da iniciativa.

O tema foi idealizado em razão da Campanha Setembro Verde, cujo objetivo é conscientizar a população da importância de todos nós sermos agentes da mudança rumo a uma sociedade mais inclusiva, por isso, é um mês destinado ao respeito às diferenças e à reflexão sobre todas as crianças e adultos com necessidades específicas.

Para realizar o Desafio CNEC Inclusão, a ideia é que os professores e os alunos elaborem atividades inclusivas, como:

o ensino do alfabeto, de frases e/ou músicas em Libras
iniciem sessões de cinema com filmes sobre o tema
construam caixas dos Sentidos, nas quais os alunos estando de olhos fechados possam reconhecer elementos explorando os sentidos.

Durante as atividades, ressaltamos o cuidado em fazer com que todos os alunos se sintam confortáveis e integrados à brincadeira, garantindo que cada um tenha seu tempo respeitado.

Dessa maneira, como citado no Projeto Político Pedagógico da CNEC, a compreensão de que a Educação se faz para todos, sem exclusão, comprometendo-se com o respeito às diferenças, permite desenvolver recursos pedagógicos que habilitam as escolas para o atendimento individualizado, que oferecem, dentro das suas condições, acesso aos meios de aprendizagem.

As atividades realizadas devem ser registradas com vídeos e fotos, os professores podem fazer as publicações nas redes sociais com a hashtag #DesafioCNEC e marcar nossas páginas oficiais: @cnec_oficial e @sistemadeensinoCNEC.  

Leia Também

27/02/2024

Retorno às aulas