Notícias

29/12/2021

Retrospectiva CNEC 2021

Há 78 anos trabalhando em prol da educação, a CNEC forma milhares de alunos todos os anos por meio das 67 unidades de Educação Básica, das 12 faculdades e dos 2 centros universitários da rede. Confira um pouco de tudo o que aconteceu!


O ano de 2021 foi repleto de novas perspectivas e grandes conquistas em toda a rede CNEC. Mesmo ainda em período de pandemia, nossas unidades realizaram as suas atividades com excelência, garantindo e cumprindo o nosso compromisso com o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

Possibilitando aos alunos a vivência da aprendizagem por meio de situações lúdicas e da orientação de dedicados profissionais, a rede CNEC promove a articulação das metodologias ativas no ambiente escolar.

Neste ano, ampliamos nossos métodos digitais, atualizando e modernizando ainda mais nossos aplicativos, desenvolvendo ferramentas e vários projetos visando o aprimoramento dos processos de aprendizagem dos nossos estudantes e também das comunidades como um todo, tudo isso mediante videoaulas e cursos de formação continuada disponibilizados gratuitamente para todos em nossas plataformas.

Além do ensino convencional em salas de aula, a CNEC possui uma plataforma digital de aprendizagem, a CNEC Digital. Por meio do site ou aplicativo, os alunos tiveram acesso ao conteúdo estudado em sala de aula, aos exercícios, aos simulados, às videoaulas e videoconferências e muito mais. Ainda durante o ano, tivemos mais uma edição do Esquenta Enem, que garantiu um preparo de excelência aos alunos da rede e também aos alunos não cenecistas, que puderam usufruir das dicas dos nossos professores durante as aulas online.

No entanto, nada disso seria possível sem o envolvimento de milhares de pessoas, especialmente de nossos alunos e professores. Desde o início do ano, ainda em atividades remotas em grande parte das nossas unidades devido à pandemia da COVID-19, mais de 20 mil alunos e 2 mil professores da Educação Básica e do Ensino Superior utilizaram a Plataforma e o Aplicativo CNEC Digital.

A dedicação de nossos alunos e professores apontou grandes resultados:

• 194.831 posts na CNEC Digital
• 48.311 atividades postadas
• 15.443 simulados aplicados
• 276.981 mensagens trocadas por meio da ferramenta de chat
• 1.069 posts de redação
• 30.661 videoaulas ao vivo pelo CNEC Meet
• 478 videoaulas para os Estudos Orientados
• 1.625.871 minutos assistidos



Esses são os dados alcançados através da nossa plataforma CNEC Digital apenas durante o ano de 2021, afirmando, mais uma vez, que educação e tecnologia andam juntas a favor do conhecimento e, aliadas a técnicas e metodologias ativas de ensino e aprendizagem, garantimos uma educação sólida e uma formação plena aos nossos estudantes.

Tivemos também, neste último semestre, grandes conquistas para o ensino superior, entre elas, a primeira edição do Sistema de Avaliação do Ensino Superior - SAES CNEC, um simulado que avaliou os conhecimentos adquiridos e alinhados ao desenvolvimento das competências dos nossos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas, Educação Física e Sistemas de Informação, assim como dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia. Tivemos aindaa aprovação denovos cursos EaD, além do retorno das pós-graduações!

E não paramos por aí. Para fechar o ano com chave de ouro, é com muita satisfação que anunciamos o retorno das atividades de 11 instituições de educação da rede em todo Brasil.

Confira abaixo os destaques de cada segmento.


Educação Básica




O ano de 2021 foi marcado pelas comemorações em celebração ao centenário do fundador da CNEC, o professor Felipe Tiago Gomes. E como parte das homenagens, tivemos os concursos de Redação e de Desenho, em que alunos cenecistas de todo Brasil puderam mostrar seu potencial através de desenhos e textos retratando o aniversário de 100 anos de nascimento daquele que deixaria para sempre sua marca na história da educação brasileira. Ao todo, foram 482 alunos da Educação Básica que participaram enviando seus desenhos e 248 alunos que enviaram suas redações.

No decorrer do ano letivo, os alunos do Ensino Médio tiveram a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades por meio de atividades e cursos oferecidos pela rede de forma gratuita, como o Superaprova, cursinho Pré-Enem Online da CNEC que foi transmitido para os alunos de todo o país e do mundo pelo período de 2 meses antecedentes ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Através de um evento organizado pela equipe do Sistema de Ensino CNEC em parceria com a CEDUC-EB, tivemos também uma semana dedicada à apresentação das novas diretrizes do Novo Ensino Médio da CNEC. O evento foi composto por uma série de encontros embasados nas novas diretrizes do Novo Ensino Médio e contou, inclusive, com a presença do professor Chico Soares - que já foi presidente do Inep e membro do Conselho Nacional de Educação, além da participação de outros grandes nomes do cenário educacional

Realizamos mais uma edição do já conhecido Esquenta Enem da CNEC, que garantiu aos alunos da rede e também aos estudantes não cenecistas a oportunidade de revisar os conteúdos para as avaliações do ENEM nas duas semanas antecedentes ao exame. Na oportunidade, os professores da rede CNEC abordaram assuntos de todas as áreas do conhecimento cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além das áreas especificadas, os alunos também participaram de uma aula com dicas e orientações sobre a prova de redação. Além disso, neste ano, também incorporamos a Educação Física em uma abordagem diferenciada e abrangente, pois, além da parte teórica e prática, também incluímos momentos de relaxamento, trabalhando o lado psicológico e emocional dos estudantes. Os alunos inscritos também tiveram à disposição dois simulados que puderam ser realizados sem tempo determinado, com o objetivo de levantar gaps de aprendizagem a serem reforçados nas aulas ao vivo


Ensino Superior



Uma nova conquista elevou ainda mais os patamares do Ensino Superior da CNEC: o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, órgão responsável por analisar os projetos da área educacional e autorizar cursos de graduação, aprovou a abertura dos cursos de Direito, Psicologia e Enfermagem da CNEC na modalidade EaD.


As novas propostas de graduação a distância contam com uma matriz curricular completa e utilizam nossa exclusiva plataforma digital de aprendizagem e os mais modernos meios tecnológicos para proporcionarmos ao aluno a melhor compreensão e apropriação possível acerca dos conteúdos, além do apoio direto e constante dos tutores para que o estudante sinta-se amparado durante toda sua trajetória acadêmica.


No caso específico do curso de Direito EaD, um dos grandes diferenciais será o Núcleo de Práticas Jurídicas Virtual - NPJ, que oportuniza ao estudante a prática profissional. O núcleo, comprometido com a qualidade dos serviços prestados, oferece atendimento jurídico à comunidade por meio da plataforma virtual e pode ser acessado em https://npjv.cnec.br/ O modelo de ensino a distância da CNEC torna possível o sonho de diversos estudantes que, por razões circunstanciais, culturais ou econômicas, não têm fácil acesso à universidade ou ao curso superior. Assim, facilita o acesso à justiça e ao ensino jurídico de qualidade com o reconhecimento de uma das instituições que mais cresce no ramo educacional no Brasil.


Ao mesmo tempo em que investe na melhoria e expansão de sua oferta EaD para cursos de graduação, a CNEC retoma também para o primeiro semestre de 2022 a oferta dos cursos de Pós-graduação. Além de ser um diferencial competitivo, um curso de especialização pode trazer diversos ganhos para a carreira do profissional, como acesso a cargos de liderança, melhoria da empregabilidade e até vantagem em concursos públicos por meio da prova de títulos. Em resposta a mais essa demanda educacional, a CNEC volta a ofertar dez opções de cursos de Pós-graduação no modelo EaD, no qual o aluno pode assistir às aulas e realizar as atividades de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Confira abaixo nossas Especializações e MBAs:

• Especialização em Direito do Trabalho
• Especialização em Direito Processual Civil
• Especialização em Metodologias Ativas
• Especialização em Gestão Educacional
• Especialização em Big Data e Analytics
• Especialização em Educação 4.0
• MBA em gestão Comercial
• MBA em Gestão de Startups
• MBA em Gestão de Negócios Digitais
• MBA em Marketing Digital

Então aproveite, aprimore seus conhecimentos e invista no seu futuro! Em 2022, venha para um curso de Graduação ou Pós-graduação da CNEC e dê um novo impulso à sua carreira profissional!

Leia Também

27/02/2024

Retorno às aulas