Notícias

07/06/2021

CNEC lança catálogo de cursos oferecidos pelo programa CNECTEC

Programa trabalhará com novas possibilidades de formação educacional

A coordenação de Educação Básica e o Sistema de Ensino CNEC divulgaram, na semana passada, o catálogo de cursos que farão parte do CNECTEC aos diretores e aos coordenadores dos colégios da rede.

O CNEC TEC é um programa que irá trabalhar com novas possibilidades de formação por meio da oferta de uma grande variedade de cursos para diferentes públicos-alvo. As ofertas serão divididas nas seguintes categorias:

- Cursos livres, que poderão ser feitos por alunos da Educação Infantil e até mesmo por quem já concluiu o Ensino Médio;
- Cursos livres EAD, que poderão ser feitos por qualquer pessoa, especialmente pelos alunos que procuram por atualização profissional na modalidade on-line;
- Cursos de Formação Inicial e Continuada, para aqueles que procuram preparação de curta duração para entrar no mercado de trabalho;
- Cursos de Aprendizagem Profissional, que também são voltados para aqueles que estão cursando a 1ª, a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio;
- Cursos Técnicos, que serão oferecidos de forma integrada aos alunos do Ensino Médio a partir de 2022 e às pessoas que já concluíram a Educação Básica, já no segundo semestre de 2021.

O CNEC TEC também oferecerá certificações com parcerias nacionais e internacionais na área da tecnologia. Todos os cursos serão abertos à comunidade. Sendo assim, alunos de outras instituições de ensino e outras pessoas que buscam por aperfeiçoamento profissional podem se inscrever nos cursos oferecidos.

Para Júlio Cunha Neto, gerente de Inteligência Educacional do Sistema de ensino CNEC, o programa CNECTEC advém da necessidade de adequação à realidade vivenciada nos últimos anos e até mesmo nos últimos meses. “A sociedade mudou, o modo de vida das pessoas e o mercado de trabalho já não são mais os mesmos. Sendo assim, precisamos acompanhar tais mudanças. Precisamos oferecer aos nossos alunos cursos diferenciados e uma formação que faça com que eles se destaquem no mundo atual cada vez mais volátil. Dessa forma, tanto os cursos livres como os de âmbito profissional abrem o leque de opções e possibilita atender a diversidade de pensamentos e de perspectivas que os alunos da CNEC têm.

O catálogo apresentado apresenta informações pedagógicas sobre cada curso oferecido, apresentando o objetivo, a ementa, os materiais, a carga horária e outras informações. Além dos conteúdos relativos de cada curso, o catálogo traz orientações sobre os processos de credenciamento de cursos técnicos e de aprendizagem profissional e informações sobre os processos e os fluxos de solicitação da oferta.

O Sistema de Ensino CNEC já desenvolveu a plataforma em que os cursos serão hospedados. Além disso, o material didático do curso já está em processo de produção sob a supervisão do Ensino Superior. “Estamos desenvolvendo um material bem didático, que converse com o aluno. Estamos utilizando objetos de aprendizagem, imagens e mídias para oferecer o melhor material possível. É provável que alguns dos alunos que façam os cursos técnicos, por exemplo, tenham saído do Ensino Fundamental II recentemente, por isso precisamos utilizar uma linguagem que possa ser compreendida tanto por ele quanto por outros estudantes”, a coordenadora do Ensino Superior, Rosana Siqueira, explica.

Todos os cursos técnicos possuirão um núcleo didático em comum a fim de que os estudantes passem por uma formação fundamental para o êxito no mercado de trabalho, como comunicação e expressão, produção de textos, empreendedorismo, ética profissional, entre outros. Posteriormente, os alunos irão desenvolver atividades práticas, com base no curso escolhido.

Hoje, a CNEC oferta cursos técnicos em apenas cinco unidades. Com o CNECTEC, a perspectiva é aumentar significativamente o atendimento de alunos que buscam esse tipo de formação.

A direção do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira já deu início ao processo de análise de oferta dos cursos. O objetivo é disponibilizar as melhores opções para os estudantes da rede e para a comunidade. Sendo assim, o foco principal é oferecer o que o mercado de trabalho pede. “Estamos fazendo um levantamento de empresas de diferentes segmentos e, junto ao catálogo que temos, estamos analisando quais são os cursos mais viáveis para oferecermos. Para isso, vamos nos reunir com essas empresas para sabermos qual é a demanda de contratação, qual é o perfil do profissional que eles contratam e até mesmo como os nossos cursos podem auxiliar aqueles que já estão contratados”, Carlos Zanetti, diretor do colégio, explica.

Com isso, além de captar essas informações que serão analisadas durante o processo de decisão da escolha dos cursos a serem ofertados, o diretor pretende fazer parcerias com essas empresas. Dessa forma, será possível até mesmo cogitar a utilização dessas empresas como laboratórios de estágio.

Leia Também