Notícias

07/06/2022

Acadêmicos de Direito visitam a Controladoria Geral do Município

Os alunos do curso de Direito da Faculdade CNEC Joinville realizam visita técnica ao órgão de controle interno do Poder Executivo Municipal de Joinville.


Na manhã do dia 02 de junho de 2022, os alunos do curso de Direito realizaram uma visita técnica ao órgão que tem a finalidade de planejar, coordenar e executar políticas, diretrizes, normas, ações e providências atinentes à defesa do patrimônio público de Joinville, a Controladoria Geral do Município.

A visita foi guiada pela Controladora-Geral, a senhora Tiani Regina de Borba, a qual explicou aos alunos o funcionamento do órgão. A Controladoria Geral está devidamente inserida na estrutura organizacional do Município por força de lei local e tem o poder de fiscalizar os atos de quaisquer agentes responsáveis por bens ou dinheiro público. Uma das funções primordiais da Controladoria é dar cumprimento às metas e funções definidas na lei que a criou, priorizando a fiscalização de atos dos órgãos da administração direta e indireta do ente federado.

Esse setor é composto, além dos servidores que exercem as funções administrativas e gerenciais, por quatro comissões, que possuem três integrantes, os quais são responsáveis por analisar os processos administrativos disciplinares e dar o devido andamento. Os alunos foram apresentados a cada um dos servidores que integram as turmas do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e cada representante pode explicar um pouco de sua função.

Por fim, os estudantes visitaram as salas onde ocorrem as audiências e puderam vivenciar a rotina de trabalho e entender a importância da Controladoria Geral do Município de Joinville.

Ressaltamos que a Faculdade CNEC Joinville reconhece a importância de atividades e propostas que aproximam os futuros profissionais do mercado em que estarão inseridos ao final da graduação. Essas atividades têm a finalidade de proporcionar a vivência, o preparo e a base necessária para uma carreira sólida aos acadêmicos.

Leia Também