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06/06/2025

CNEC leva soluções educacionais integradas à “Marcha dos Prefeitos”

Apresentando soluções para redes municipais de ensino, a Rede CNEC esteve presente no evento com as propostas do Sistema de Ensino Alexandria, avaliações pedagógicas, formação docente, serviços de gestão escolar e parcerias com prefeituras durante e

Entre os dias 19 e 22 de maio, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) esteve presente na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Representada por meio do Diretor-Presidente, Alexandre José dos Santos, membros da diretoria cenecista e equipe gestora da instituição, a CNEC apresentou seu portfólio de soluções educacionais voltadas às redes públicas de ensino, com foco em resultados de aprendizagem, formação de professores e apoio à gestão escolar.

A Marcha a Brasília é o maior evento municipalista da América Latina. A edição deste ano teve recorde de público, com mais de 14 mil participantes. Com o tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, a 26ª edição da Marcha traz, como temas principais, o debate sobre o destino das emendas parlamentares e o aumento das atribuições municipais, sem a devida compensação financeira pelos Governos Federal e Estaduais.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do presidente da República, do vice-presidente, do presidente do Senado Federal, do presidente da Câmara dos Deputados e de 25 ministros de Estado, bem como deputados, senadores e outras autoridades.

Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a CNEC se posiciona como parceira estratégica dos municípios que buscam fortalecer sua rede educacional. Durante o evento, a instituição ocupou um espaço de destaque no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde expôs sua proposta de trabalho baseada em ensino de qualidade, gestão eficiente e acompanhamento pedagógico.

Foram apresentados materiais didáticos autorais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que fazem parte do Sistema de Ensino Alexandria, organizados em coleções que atendem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com propostas interdisciplinares, atividades lúdicas e suporte a projetos de vida e cidadania, demonstrando a abordagem estruturada e sequencial dos conteúdos, bem como o investimento em linguagem acessível e engajamento estudantil.

Diretor-Presidente da Rede CNEC, Dr. Alexandre José dos Santos, em entrevista durante o evento.


Além dos materiais impressos, a CNEC disponibilizou demonstrações de sua plataforma digital, que integra conteúdos interativos, trilhas de aprendizagem, ferramentas de gestão escolar e relatórios de desempenho. Também foram detalhadas as soluções de avaliação externa com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), voltadas à aferição de competências conforme os parâmetros do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além de simulados, diagnósticos e relatórios pedagógicos personalizáveis.

“Podemos entregar material totalmente pronto, com o melhor conteúdo, incluindo inteligência artificial, feito pelos professores para os alunos e para a comunidade”, afirmou o Diretor-Presidente da Rede CNEC, Alexandre José dos Santos.


O público presente teve acesso, ainda, a materiais institucionais, destacando os principais eixos da atuação cenecista: assessoria em gestão escolar, formação continuada de professores, apoio às secretarias de educação, aplicação de indicadores educacionais e suporte para alcançar metas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). O modelo de parceria com municípios prevê ações pactuadas, acompanhamento técnico contínuo e transparência nos resultados.


Vídeo Entrevista Dr. Alexandre:



Durante os quatro dias de evento, prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas visitaram o estande da CNEC, onde puderam tirar dúvidas, conhecer experiências de municípios parceiros e discutir desafios comuns à educação pública. A presença da instituição também teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os municípios e o Governo Federal e ampliar o impacto social das suas soluções educacionais.

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