Galeria de Fotos

28/04/2021

CNEC divulga atividades em comemoração ao centenário de Felipe Tiago Gomes

100 anos do nascimento do fundador da CNEC é comemorado no dia 1º de maio

A CNEC vive mais um dia marcante dos seus 77 anos de história no dia 1º de maio. Neste dia, celebramos os 100 anos do nascimento do nosso fundador: o ilustre professor Felipe Tiago Gomes.


Felipe Tiago Gomes nasceu no dia 1º de maio de 1921, no Sítio Barra de Pedro, Município de Picuí, na Paraíba.


Em 1943, na cidade de Recife (PE), ele foi o líder do grupo de estudantes universitários que tinha como ideal oferecer ensino gratuito a jovens carentes, contrariando a atual situação da escola como privilégio de poucos. Assim, foi fundada a Campanha do Ginasiano Pobre, que, algum tempo depois, transformou-se na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).


Desde então, o trabalho da instituição foi propagado pelo Brasil e contou com a adesão e o compromisso de inúmeras pessoas. Com isso, a CNEC passou a ser referência no fazer educação com qualidade, com objetivo de proporcionar conhecimento e, acima de tudo, promover a transformação.
Para homenagear o responsável pelo início da nossa história, a CNEC está preparando uma série de atividades, que serão desenvolvidas até o fim do ano, em comemoração ao centenário de Felipe Tiago Gomes.


Inicialmente, a CNEC desenvolveu um material de papelaria que será utilizado ao longo do ano e um selo comemorativo, ambos alusivos aos 100 anos do educador. Nossos sites também já contam com banners referentes ao período de celebração.


Já na próxima quinta-feira (6), realizaremos uma edição especial do CNEC Talks sobre o centenário de nascimento do professor Felipe Tiago Gomes e a importância do notável educador e fundador da CNEC para a educação no país. O evento será transmitido ao vivo em nosso canal do Youtube, a partir das 20h, e contará com a participação do professor José Lima, Vice-Presidente de Educação da CNEC.


A CNEC também está desenvolvendo e planejando atividades educativas que serão realizadas em nossas unidades. Entre elas, destacam-se o concurso de redação e o concurso de desenho. Ambos serão focados na trajetória de vida de Felipe Tiago Gomes no legado deixado por ele. Os alunos responsáveis pelos melhores trabalhos selecionados receberão uma medalha exclusiva com o selo de comemoração desenvolvido para o centenário. Os editais para essas atividades serão divulgados em breve.


Outro projeto que também fará parte das atividades de comemoração é a criação de um museu virtual com arquivos sobre a vida profissional e pessoal do fundador da nossa instituição. O museu permitirá que os visitantes conheçam um pouco mais sobre importantes momentos da trajetória de Felipe Tiago Gomes, da sua influência na política, na educação e também sobre a CNEC.

Leia Também

09/11/2021

Repositório TCC