19/03/2019

CNEC inicia semana de discussão do Projeto Pedagógico de Curso

Ideia é reunir coordenadores para padronizar e fortalecer a rede

Cerca de vinte gestores e coordenadores de cursos do Ensino Superior participaram do primeiro dia de capacitação para o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da CNEC. Realizado em Osório (RS), entre os dias 18 e 21 de março, o evento pretende padronizar processos e discutir grade curricular, disciplinas e Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).

Na abertura do evento, o reitor do Centro Universitário Cenecista de Osório, Juarez Ramos Júnior, deu as boas-vindas aos colegas. “Temos uma ótima oportunidade para debatermos novos caminhos de ensino, de formação de um projeto padronizado”, apostou.

Os participantes receberam orientações sobre o Planejamento Estratégico Corporativo da CNEC (2019-2023) durante palestra ministrada pelo gerente do Ensino Superior, André Assumpção. “Com o crescimento da Rede CNEC, sentimos a necessidade de padronizar o modelo de PPC para que todas as unidades possam aplicar o mesmo método”, argumentou.

As explicações do gestor foram voltadas para os direcionadores das políticas educacionais e os documentos norteadores do Projeto Pedagógico como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A apresentação também focou nas diretrizes e na estrutura do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O gerente de Planejamento e Gestão, Érlei Araújo, palestrou sobre as características do “Coordenador-Gestor”, que consistem nas funções gerenciais, políticas, acadêmicas e institucionais que cada um deve possuir para estar à frente de uma instituição. Isso tem a ver com a captação de alunos, a busca por fontes alterativas de recursos e a divulgação dos diferenciais do curso, por exemplo.  

Leia Também