Notícias

25/06/2021

CNEC lança a proposta para o Novo Ensino Médio

Com a reformulação da nova grade curricular, a CNEC visa ao protagonismo dos alunos em itinerários inovadores para a educação.


O Sistema de Ensino CNEC e a coordenação de Educação Básica da CNEC (CEDUC-EB) vêm se reunindo desde de 2020 para discussões sobre a proposta do novo ensino médio. Nos dias 11 e 25 de maio, foi apresentada para os diretores das unidades da Educação Básica da rede CNEC a proposta consolidada do novo ensino médio. De forma colaborativa, os diretores apresentaram sugestões e validaram a matriz curricular do novo ensino médio, que ganhará vida no ano de 2022.

O novo ensino médio, aprovado pela lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabelece mudanças na estrutura do ensino dos três últimos anos da educação básica. A nova legislação, portanto, deve ser adaptada pelas instituições de ensino até 2022.

A reformulação gira em torno de três principais propostas: a adoção de uma base comum curricular, o aumento da carga horária dos estudantes e os itinerários formativos.

Com o novo ensino médio, a carga horária mínima do estudante passa de 800 para 1.000 horas anuais. Assim, a carga horária será ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas. Desse total, 1.800 horas devem ser aplicadas para as aprendizagens comuns e obrigatórias estabelecidas pela BNCC, e as outras 1.200 horas serão destinadas aos itinerários formativos.

A CNEC busca promover ainda mais o protagonismo do aluno, o desenvolvimento de competências teóricas e práticas, assim como o aprimoramento das habilidades digitais. De acordo com a oferta de cada unidade, os alunos já na 1ª série do Ensino Médio poderão escolher 2 itinerários formativos, de acordo com as propostas oferecidas e que vão ao encontro de seus interesses e de suas aptidões.

Selecionados pelas próprias unidades escolares, os itinerários, a princípio, serão um conjunto de disciplinas, projetos e formas de aprendizado que oferecem a possibilidade de um estudo aprofundado em uma ou mais áreas do conhecimento, podendo até mesmo ser uma certificação ou formação técnica e profissionalizante.

Para a oferta dos itinerários em junho de 2021, o sistema de ensino CNEC está promovendo uma pesquisa com os estudantes do ensino médio (acesse aqui para participar da pesquisa).

Na CNEC, os pilares da proposta do novo ensino médio permeiam o protagonismo juvenil, o ensino híbrido, as metodologias ativas, a formação docente, os projetos de vida, a tecnologia, a inovação e a aderência ao mercado.

Com essa proposta, apresentamos nossos itinerários para o Novo Ensino Médio CNEC:

Projeto de Vida - Desenvolvido em conjunto por todas as áreas do conhecimento, objetiva oferecer ao estudante cenecista as condições para uma jornada criativa e proativa de formação. Utilizando recursos tradicionais de modo inovador com o auxílio de plataformas digitais, assegura ao estudante possibilidades de se autoconhecer por meio de dinâmicas e atividades com metodologias proativas, que levam em conta seus planos de vida e as condições sócio-históricas que o circundam. A elaboração do projeto de vida é fundamentada nos anseios idealizados pelo estudante, oferecendo a ele as condições e o embasamento por meio de orientações especializadas psicossociais para o conhecimento de si, do mundo e do mercado de trabalho.

CNEC Makerspace - Um ambiente inovador, que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, cujo objetivo é a aprendizagem ativa do aluno. Enfim, um espaço moderno, criativo e com equipamentos de última geração que desenvolve habilidades técnicas de forma teórica e prática: desenvolvimento de projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e silhouette. Tudo isso junto a um leque de possibilidades de projetos e propostas, como investigar e analisar efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos.

Práticas de Leitura e Escrita - O objetivo é desenvolver a escrita criativa e o hábito de leitura dos alunos. Fazer com que os alunos produzam textos periodicamente contribuindo para a evolução e a maior maturidade de escrita desses estudantes. Ao final das aulas propostas, os textos serão enviados pelos alunos para a plataforma de ensino CNEC Digital, por meio da qual passarão pela correção digital da professora.

V-Lab - Ambiente virtual de realidade aumentada - é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos #D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual.

CNEC TEC - É um programa que trabalhará com novas possibilidades de formação técnica e profissional, para o novo ensino médio são possibilidades:
Cursos de Formação Inicial e Continuada, para aqueles que procuram preparação de curta duração para entrar no mercado de trabalho.

Cursos Técnicos, que serão oferecidos de forma integrada aos alunos do Ensino Médio a partir de 2022.


O CNEC TEC também oferecerá certificações com parcerias nacionais e internacionais na área da tecnologia. Todos os cursos serão abertos à comunidade. Sendo assim, alunos de outras instituições de ensino e demais pessoas que buscam por aperfeiçoamento profissional podem se inscrever nos cursos oferecidos.


Assim, com o objetivo de aprimorar e garantir ainda mais resultados entre nossos alunos, o Departamento de Inteligência Educacional da CNEC está trabalhando incansavelmente aperfeiçoando ferramentas para a reestruturação da proposta e seus itinerários dentro das nossas unidades em 2022.

Para detalhes da proposta do novo ensino médio da CNEC será realizada na última semana de setembro a Semana do Novo Ensino Médio em que o sistema de ensino contará com a presença de renomados professores para enriquecer esta temática e apresentar soluções assertivas para as escolas. Em breve, daremos mais detalhes sobre a semana do novo ensino médio CNEC em que todos já estão convidados para participar!

Leia Também