Notícias

08/08/2022

CNEC Talks - Cidadania Digital

Exercer a cidadania é importante em qualquer setor da vida, inclusive no ambiente digital. Nesse sentido, a próxima edição do nosso webinar traz esse tema, que também foi trabalhado durante todo o ano nas unidades de Educação básica da rede por meio


A integração tecnológica se tornou emblemática após a popularização das redes sociais e o uso de variadas tecnologias definitivamente passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Se antes a internet era considerada apenas como um meio de pesquisa, hoje transformou-se em um mundo digital caracterizado por um imenso fluxo de pessoas e informações.

Assim, o conceito da Cidadania Digital surgiu com o intuito de concretizar o exercício da cidadania nas sociedades digitais, contemplando uma série de normas que norteiam a conduta e o comportamento das pessoas, os quais incluem até mesmo o modo como as pessoas se comunicam e obtêm informações na internet. Neste contexto, a edição de agosto do CNEC Talks traz o tema Cidadania Digital no âmbito da aprendizagem, em consonância com a proposta que também foi trabalhada no projeto CNEC Cidadania deste ano realizado nas unidades de Educação Básica da rede.

O CNEC Cidadania faz parte da Proposta Pedagógica da CNEC desde 2015 e, a fim de trabalhar as habilidades educacionais e a cidadania entre os alunos, desde os primeiros anos escolares, a CNEC disponibiliza, por meio do portal CEDUC-EB, os direcionamentos específicos para cada proposta apresentada pelo projeto.

Para conversar sobre o tema, o webinar terá como convidadas as Analistas de Educação da rede CNEC, Ana Karine Amorim e Ana Vandore da Mata Silva.

Ana Karine é uma entusiasta da educação, formada em Letras – Português/Inglês e em Pedagogia, pós-graduada em Linguística Aplicada à Educação e cursando pós-graduação em Gestão Escolar Integradora. Além de possuir ampla experiência como coordenadora pedagógica, atualmente se dedica ao atendimento das escolas da rede CNEC.

Ana Vandore também é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, e em Orientação Educacional, com vasta experiência como professora da Educação Infantil e de cursos Profissionalizantes para jovens e adultos, nas modalidades presencial e EAD.

O tema Cidadania Digital, que é previsto pela BNCC, envolve aspectos sobre privacidade, direitos autorais, ética, respeito, responsabilidade na divulgação de informações, ciberativismo, saúde, bem-estar, cultura do cancelamento, entre outros.

A globalização e o desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação e comunicação produziram profundas transformações na sociedade, o que mudou a forma com que os cidadãos digitais podem ver o mundo tecnológico e, com isso, os códigos de ética e conduta. Transformando-se em uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger seus dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.


Além de ser assunto extremamente atual, este é um debate de suma importância e que prepara os alunos para exercerem seu papel de cidadãos no ambiente digital, promovendo o diálogo e trabalhando ativamente as habilidades necessárias para o exercício da cidadania.

Aproveite e junte-se a nós em mais esse rico debate! O CNEC Talks vai ao ar na quarta-feira, dia 10 de agosto, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Sistema de Ensino CNEC no Youtube.

Leia Também

29/07/2022

CNEC 79 anos