Agenda
Alunos do curso de Psicologia visitam a Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves
No mês de maio, os alunos do curso de Psicologia conheceram a Comunidade Rural Terapêutica de Bento Gonçalves. Acompanhadas pela professora Andressa Celente de Ávila, os acadêmicos foram recebidos pelo coordenador administrativo da unidade, Leonir Vivan, que apresentou os espaços e explicou a rotina do local, que recebe os pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Na visita, alguns pacientes tiveram a oportunidade de contar um pouco sobre suas experiências de vida, como chegaram ao tratamento e o que acham de estar na comunidade terapêutica.
A professora Andressa salientou que “Oferecer essa oportunidade aos alunos fez com que pudessem vivenciar um pouco dos desabafos e responsabilidades que os esperam quando forem psicólogos”, já que a saída foi parte do currículo da disciplina de Psicopatologia do Adulto, na qual são abordados justamente os transtornos relacionados a substâncias, dos quais a dependência química faz parte.
Para os alunos, a experiência foi bastante proveitosa. A acadêmica Mayara de Bairros apontou que “Estamos relacionando a teoria com as práticas de saúde mental oferecidas no Município, é uma oportunidade muito rica”. A importância do trabalho realizado na Comunidade Terapêutica foi destacada pela aluna Larissa Biessek Sberse, a qual apontou que o contato humanizado “auxilia no processo de reinserção social e também propicia um ambiente acolhedor para o recomeço dessas pessoas que, na maioria das vezes, são invisíveis socialmente.”