Fórum Internacional de Educação - 2026

Fórum Internacional de Educação - 2026
29, 30 e 31 de julho de 2026

Uma experiência de transformação educacional no litoral gaúcho.

O Fórum Internacional de Educação retorna em sua 22ª edição como um importante espaço de diálogo, construção coletiva e partilha de experiências educacionais. Após nove anos, esse movimento histórico é retomado reafirmando o compromisso com a formação, a inovação e o fortalecimento das redes de ensino.

O Fórum Internacional de Educação 2026 é um projeto integrado entre o Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, a Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria Municipal de Educação e a 11ª Coordenadoria Regional de Educação, contando ainda com o apoio de instituições de ensino parceiras que fortalecem essa grande rede de colaboração em prol da educação.

Ao longo de três dias, a cidade de Osório será palco de aprendizagens, encontros, debates e trocas de experiências entre profissionais da educação, pesquisadores, estudantes e gestores de diferentes regiões. Com uma programação diversa e enriquecedora, o Fórum aborda temas contemporâneos e essenciais para a educação, como tecnologia no ensino, políticas públicas educacionais, inclusão e equidade, metodologias ativas, formação docente, gestão educacional e inovação pedagógica.

11
Palestrantes Renomados
23
Municípios Representados
22ª
Edição
3
Dias de Imersão Total

Faça sua inscrição e participe do 22º Fórum Internacional de Educação

Garanta sua vaga e venha viver uma experiência de diálogo, aprendizagem e transformação educacional.
Certificado de 40h.

Não fique de fora dessa oportunidade!
Realizar Inscrição
Inscrições
abertas
até
20/Jul/2026
Programação

Agenda do Evento

29
Julho 2026 · Quarta-feira
  • 16h00 - 18h30 Credenciamento
  • 19h00 Abertura Oficial
  • 20h00 Conferência de Abertura: Gestão educacional — Desafios e perspectivas
    Fernanda Pacobahyba
    Presidente do FNDE
30
Julho 2026 · Quinta-feira
  • 08h30 Do giz ao gigabyte. A reinserção da sala de aula
    • Rosangela Garcia
  • 09h20 Felicidade como estratégia de bem viver: sua vida profissional e pessoal em equilíbrio.
    • Amanda Maciel
  • 10h10 Intervalo
  • 10h40 Educação Inclusiva: desafios do século XXI entre o direito garantido e o acesso negado.
    • Jorge Amaro de Souza Borges
  • 14h00 Educação e Trabalho e Direitos Humanos.
    • Fábio Azambuja Marçal
    • Fernando Penna
    • Solon Eduardo Annes Viola
  • 16h10 Intervalo
  • 19h00 Novas Construções Sociais de Aprendizagem e Educação. • José Francisco de Almeida Pacheco
  • 20h00 O papel do professor: A humanização da educação em tempos de IA.
    • Gustavo Borba
31
Julho 2026 · Sexta-feira
  • 08h30 Cidades que educam: Integrando território, políticas e primeira infância. • Isabella Gregory
  • 08h30 Educadores e Inclusão - A lei que nos determina também nos protege*
    • Gilson de Almeida Pereira
    * Este evento será direcionado a Orientadores Educacionais e ocorrerá na Câmara de Vereadores.
  • 09h30 Intervalo
  • 10h00 Somos Todos Diferentes – a minha maternidade atípica
    • Shana Muller
  • 13h30 às 16h00 Mostra de práticas - banners
Localização

O 22º Fórum Internacional de Educação 2026 acontece no Ginásio de Esportes do UNICNEC.

R. Vinte e Quatro de Maio, 141 - Centro - Osório, RS - Osório · Rio Grande do Sul, Brasil

Conheça o Fórum

Palestrantes, experiências e os principais destaques da edição 2026.

Faça sua inscrição para submissão de trabalhos!

Acesse o edital e compartilhe seus relatos de práticas pedagógicas.
Enviar Trabalho
Período de submissão:
de 01/06/2026 a 20/06/2026.
Homenagem

Gil José Davoglio

O professor Gil José Davoglio nasceu em 01 de janeiro de 1938, em Sarandi, RS. Filho de Eduardo e Saraha Davóglio (in memoriam). Em 1960, concluiu o Técnico Agrícola – na ETA, Escola Técnica de Agricultura em Viamão.

Veio para Osório para jogar futebol pelo Grêmio Atlético Osoriense-GAO, por dois anos, de 1960-61.Concluiu Didática do Ensino Agrícola e assim assumiu como professor estadual na Escola Técnica Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões.

Casou-se com a osoriense Doreti Galimberti Martins (in memoriam) em 1963, indo residir e lecionar em Palmeira das Missões, quando conseguiu sua transferência para a Escola Rural Ildefonso Simões Lopes - Rural. Tiveram quatro filhos, Gilson, Ana Gilnara (in memoriam), Gislaine, Adriana e três netos ( Mateus, Luís Eduardo e Juliana).

Pós graduado em Administração de Estabelecimentos Educacionais, concluído na UNISINOS, foi professor do Curso de Magistério em 1999 na Escola Cenecista Marquês do Herval e Presidente do setor local da CNEC por 5 anos. Exerceu diversas funções na antiga Delegacia de Educação, atualmente, XIª Coordenadoria Regional de Educação, tendo ocupado o cargo de Delegado e, também, de Coordenador Regional, sendo um dos responsaveis pela educação estadual em 25 municípios, principalmente do Litoral Norte. Aposentou-se como professor estadual em 1998. Ler mais...

Vereador por 07 mandatos e Presidente da Câmara de Vereadores por 3 vezes, em uma delas tendo sido eleito por unanimidade, quando a Cãmara era composta por 15 vereadores, um fato raro na política. Foi Secretário Municipal de Habitação, Cidadania e Serviço Social.

Obteve destaque como Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes do Governo Romildo Bolzan Júnior, onde atuou por sete anos, de 2005 a 2012, quando foram reabertas várias escolas municipais nos distritos, reformadas e construídas outras tantas, como exemplo, a EMEI Leonel de Moura Brizola. Nesse período foi implantado o turno inverso através dos NUACS e o turno integral em várias escolas, priorizando uma educação inclusiva e de qualidade, com a doação de uniformes para todos os alunos municipais e a contratação de oficineiros.

Na sua gestão instalaram-se no município a UERGS (Universidade Estadual do RGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Osório. Também apoiou iniciativas da FACOS, da Escola Adventista e da Escola Metodista Neyta Ramos, com a cedência de professores, compra de vagas e de bolsas de estudo para alunos carentes.

Conquistou junto com o Prefeito Municipal e com a colaboração dos demais servidores públicos, a aprovação do Quadro de Carreira do Magistério Municipal, realizando Concurso Público para professores, serventes, merendeiras, auxiliares de biblioteca e operários da manutenção, pois uma educação de qualidade não se consegue sem profissionais treinados e bem remunerados.

Também apoiou o desenvolvimento de projetos pedagógicos como o Primeiro Fórum Municipal de Educação, que hoje sob a administração do atual Secretário de Educação Marcelo Reis e do Prefeito Romildo Bolzan, não por acaso, voltará a acontecer após 9 anos de interrupção desse fundamental evento regional.

Em 2009, recebeu o Troféu/Prêmio Gestor Público, do Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Rio Grande do Sul, através do projeto Cidadão Leitor, atingindo naquela época, com o auxílio de toda a comunidade, vinte e cinco mil leitores anuais. Em 2010 foi agraciado com Menção Honrosa – devido às escolas do município, onde foram aplicados o Turno Integral. Em 2019, recebeu a Medalha Mérito General Osório, uma das maiores honrarias em nosso município. Também foi agraciado pelas Câmaras de Vereadores de Osório e de Palmeiras da Missões com os títulos de Cidadão Osoriense e Cidadão Palmeirense.

Para encerrar essa pequena biografia, o professor Gil afirma “que procurou deixar um legado de trabalho e de realizações , principalmente na área da educação, pois ela é a matéria-prima mais importante na construção dos sonhos e esperanças das pessoas”. Além de sempre reafirmar a “crença na força do trabalho como único instrumento propulsor do desenvolvimento”.

Referências:
Apostila das atividades como homem público, Gil José Davoglio. 2020.
Entrevistas e reportagens na mídia de Osório.

Logo Osório Logo Osório Logo Osório Logo Osório