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A trajetória de sucesso da CNEC na educação
O jornal O Estado, do Ceará, publicou o artigo "A Trajetória de Sucesso da CNEC na Educação", de autoria de Irapuan Diniz de Aguiar, advogado, professor e membro do Conselho Nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). O texto apresenta a história da instituição, suas conquistas e o impacto no cenário educacional do Brasil.
A CNEC consolidou-se como referência ao longo de mais de 80 anos de existência. Sua atuação sempre esteve pautada no compromisso com a qualidade do ensino e no incentivo à cidadania. O pioneirismo marcou a expansão da rede, levando educação a regiões remotas por meio do trabalho de educadores voluntários. Essa iniciativa ampliou as oportunidades de formação para milhares de brasileiros.
Com as mudanças na legislação educacional, a instituição ajustou sua estratégia para manter a excelência acadêmica. A nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) redefiniu o papel do Estado na educação, impactando a dinâmica das escolas comunitárias. A CNEC, diante desse novo contexto, aprimorou sua gestão e fortaleceu parcerias com estados e municípios, promovendo iniciativas como o ensino em tempo integral e a qualificação docente.
A evolução tecnológica tornou-se parte essencial do modelo educacional cenecista. A implementação de soluções digitais aprimorou a experiência de ensino, garantindo acesso a ferramentas inovadoras para alunos e professores. A presença em 15 estados e no Distrito Federal, com 68 unidades de educação básica, 12 faculdades e 2 centros universitários, demonstra a força da rede na formação de milhares de estudantes e na valorização de seus profissionais.
A seguir, a íntegra do artigo publicado no Jornal O Estado:
A trajetória de sucesso da CNEC na educação
Uma instituição se credencia ao respeito da comunidade por sua história, pelos valores que cultiva, por seus propósitos e, sobretudo, pela fidelidade aos seus compromissos. A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC se inscreve nesse perfil, porquanto nestes mais de 80 anos de existência, adquiriu conceito nos Estados em que atua. De par com a credibilidade do seu nome, pôs a serviço da educação brasileira o compromisso com a qualidade do ensino e com a cidadania. Um dado que merece destaque nesta trajetória há sido o pioneirismo e a ousadia na implementação de seus projetos. Nesse sentido, registre-se, que foi a primeira entidade a se fazer presente nos mais longínquos rincões do país onde só restava ao cidadão, para a educação de seus filhos, a escola comunitária, construída e mantida por abnegados mestres que ofereciam os seus serviços voluntariamente.
De lá aos dias atuais, ocorreram mudanças de toda ordem, seja no campo político, social, econômico e tecnológico, impondo novos conceitos às realidades organizacionais. Com a implantação, por exemplo, da LDB – Lei de Diretrizes de Base do ensino no país, a CNEC foi alcançada pelo apoio até então recebido em face do correto objetivo do Estado brasileiro de cumprir o preceito constitucional, segundo o qual, competia ao Poder Público a responsabilidade de educar o cidadão. Desde então, o orçamento da União passou a destinar vultosas verbas aos governos estaduais e municipais, para atender, de forma definitiva, o ensino médio e fundamental, ampliando benefícios e motivando os alunos das escolas públicas, oferecendo merenda e transporte escolar gratuitos, bolsa-escola e melhorias na qualidade do ensino ofertado com a requalificação dos professores, tudo isto sem qualquer ônus para os pais dos alunos.
Diante do novo cenário, a CNEC, superando todos os obstáculos, inclusive os danosos efeitos da pandemia, promoveu uma reestruturação administrativa e pedagógica, com ajustes na sua estratégia de atuação, sempre, no entanto, fiel aos princípios e as lições do seu fundador, Felipe Tiago Gomes, que a tornaram referência de excelência na educação brasileira. Neste novo formato há estabelecido parcerias com os municípios e os Estados na celebração de convênios, especialmente na oferta de espaços físicos e material didático, se somando no projeto governamental do estabelecimento do ensino em tempo integral.
Sintonizada com a modernidade, vem aperfeiçoando o uso da tecnologia em prol da universalização e qualificação da educação, disponibilizando na sua prestação de serviços, em todas as salas de aula, soluções tecnológicas, permitindo ao magistério dispor de recursos suficientes para levar à sala de aula a realidade da sociedade do conhecimento. Esta, por conseguinte, é a nova CNEC, viva e atuante, presente em 15 Estados da federação, além do Distrito Federal, contando com 68 Unidades de Educação Básica, 12 Faculdades e 2 Centros Universitários, 18.238 estudantes, 2.622 colaboradores e 1557 professores.
IRAPUAN D. DE AGUIAR
Advogado e Presidente do Conselho Fiscal e de Assuntos Econômicos da CNEC