Notícias

08/11/2023

Cor, gênero e classe: os desafios da mulher preta



No dia 24 de outubro, a Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA) promoveu um seminário intitulado "Cor, Gênero e Classe: Os Desafios das Mulheres Pretas". O evento foi resultado da dedicação dos alunos do 2º período do Curso de Direito, orientados pelo Prof. Flávio Moraes Jr., e teve como objetivo central destacar o ativismo das mulheres negras e sua relação com o Direito.

O seminário foi um encontro de mentes comprometidas com a promoção da igualdade e a valorização da cultura afrodescendente. A ocasião não apenas homenageou as mulheres negras, reconhecendo suas valiosas contribuições para o campo jurídico e a sociedade em geral, mas também se propôs a criar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos.

A mediação do evento foi conduzida pela Prof.Daniela Scotini, que enfatizou a importância de dar voz às mulheres negras: “Para efetuar mudanças significativas, é fundamental que essas mulheres tenham a oportunidade de falar sobre suas necessidades e anseios. Durante muito tempo, foram silenciadas e marginalizadas, e agora é o momento de ouvi-las e apoiá-las na elaboração de estratégias eficazes para abordar suas demandas.”

O Coordenador do Curso de Direito, Prof. Luciano Ferreira Lopes, expressou a realização de um sonho ao ver esse evento se tornar realidade na Faculdade. Ele destacou a importância de apoiar e valorizar iniciativas como essa no meio acadêmico, reconhecendo a necessidade de abraçar a diversidade e a inclusão.

Durante o evento, os participantes compartilharam suas visões e experiências relacionadas ao tema, enriquecendo o debate e promovendo uma valiosa troca de ideias entre os presentes. O seminário tinha como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a relevância de preservar e valorizar as raízes históricas, contribuindo para a promoção da igualdade e justiça.

Palestrantes de renome também participaram do evento, incluindo a Dra. Marina Cezário, Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB e Conselheira Seccional, Érika Tobias, influenciadora digital e consultora de Diversidade & Inclusão, Dra. Nadia Carvalho, advogada e consultora jurídica em Varginha e região, Dra. Paula Eugênio, Subdelegada da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MG, Dra. Lorraine Portugal, Presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB, Dra. Geny Azevedo, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e a Dra. Mariana Dandhara, advogada e membro das comissões de Direito do Trabalho da OAB Varginha e da comissão OAB Jovem Varginha.

Como uma instituição de ensino inclusiva e comprometida com ideias progressistas, a FACECA orgulha-se de promover eventos como este, que fortalecem os laços comunitários, fomentam a cultura e valorizam a memória e identidade local, demonstrando seu compromisso ao atuar na linha de apoio a projetos que visam ampliar a visibilidade da luta pelo direito das mulheres e pelo enfrentamento ao racismo.


Leia Também