Notícias

09/09/2020

Clínica Escola retoma estágio e atendimentos à comunidade

Segundo Pró-reitor Acadêmico e Educação a Distância, Prof. Dr. Alexandre Abicht, a retomada dos atendimentos da clínica escola é um importante passo para o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais em Osório.

    Nesta semana, os cursos de Psicologia e Fisioterapia do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC retoma os atendimentos presenciais à comunidade, juntamente com os estágios dos acadêmicos, seguindo os protocolos de segurança e saúde recomendados pela Organização Mundial da Saúde e decretos municipal e estadual.

    Segundo Pró-reitor Acadêmico e Educação a Distância, Prof. Dr. Alexandre Abicht, a retomada dos atendimentos da clínica escola é um importante passo para o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais em Osório. "De acordo com a flexibilização do distanciamento controlado no RS, tornou-se possível este reinício". Ainda segundo o Prof. Alexandre, a Clínica Escola é importante à comunidade osoriense, que já realizou mais de 5000 atendimentos em 2019, sem custo e proporcionando aos alunos, um contato mais próximo com a prática acadêmica. "Conforme for permitido através dos decretos federal, estadual e municipal haverá uma gradualidade na liberação de atividades" afirmou. 

    Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Philipe Corrêa, a retomada dos estágios práticos dos acadêmicos do curso é de extrema importância, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto à comunidade. "Os alunos aos poucos irão se adaptando a essa nova modalidade de atendimento, principalmente quando a falamos na utilização dos equipamentos de proteção individual (os epis), os quais terão um papel importante na abordagem fisioterapêutica ao paciente daqui pra frente. Por outro lado, temos a retomada do atendimento à comunidade e, pensando nesse longo período que tivemos sem atividades devido a pandemia do coronavírus, as demais patologias seguem ocorrendo e as pessoas precisando de fisioterapia", afirmou o coordenador. 
    Prof. Phillipe ainda ressalta que existe essa necessidade da reabilitação da população, principalmente aqueles acometidos por distúrbios músculo esqueléticos, neuromusculares, cardiorrespiratórios, entre outros distúrbios que podem ocorrer devido as atividades do dia a dia. E que é importante salientar que todos os cuidados estão sendo tomados, para alunos e pacientes. "Nossos alunos estão fazendo uso de equipamentos de proteção individual, como uso aventais, luvas e máscaras descartáveis, utilização de face Shields, além de toda a higienização constante do ambiente clínico. O trabalho está sendo realizado com número de alunos e pacientes estão de forma reduzida, evitando assim qualquer tipo de aglomeração, sendo realizados em salas separadas, aliando o tratamento fisioterapêutico com os cuidados necessários nessa época de pandemia."
    Outro curso que retomou os atendimentos presenciais à comunidade, foi o curso de Psicologia, que através do Seplin - Serviço de Psicologia do Litoral Norte, realizou em 2019 mais de 3000 atendimentos psicológicos, entre grupos, individuais e outros tipos. Segundo a coordenadora do curso, Profª Zuleika Costa, os atendimentos foram retomados com o cuidado necessário entre paciente e alunos em estágios supervisionado. "Os acadêmicos realizam estágios supervisionados na Clínica Escola e em outros locais conveniados, porém, a Clínica Escola é de grande importância pois atende diversos tipos, como orientação profissional, atendimento em grupos ou individual, além de empresas e hospitalar, devido ao atendimento estar ligado ao SUS, auxiliando na redução de lista de espera por atendimento psicológico".
    Os atendimentos são realizados seguindo os protocolos de saúde e segurança contra a Covid-19, assim como os números de atendimentos estão reduzidos. Para interessados em algum serviço em psicologia deve entrar me contato pelo e-mail 1905.seplin@cnec.br. 











 

Leia Também