Notícias

02/12/2019

Enfermagem realiza III Simulado de Urgência e Emergência

Nesse ano, a estrutura do evento contou com dois dias de atividades. A participação das autoridades institucionais e representantes de municípios que firmaram parceria para a realização dessa proposta estiveram presente na mesa de abertura no dia 29.

    Em sua terceira edição, o Simulado de Urgência e Emergência - 2019 foi planejado pelos docentes dos cursos de graduação e técnico de enfermagem do Colégio Cenecista Marquês de Herval. Com a proposta de agregar conhecimento científico e proporcionar maior contato dos acadêmicos discentes com a situação real de um chamado de urgência, o evento foi elaborado com a participação de múltiplas entidades a fim de realizar também um momento de gestão de suas competências.
    Nesse ano, a estrutura do evento contou com dois dias de atividades. A participação das autoridades institucionais e representantes de municípios que firmaram parceria para a realização dessa proposta estiveram presente na mesa de abertura no dia 29. Apresentações teóricas sobre a atualidades do Atendimento Pré-Hospitalar, utilização de aplicativos móveis, uso de diferentes tecnologias foram o foco da primeira noite de apresentações.
   No dia seguinte, 30, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecimentos sobre o Método Start (utilizado para atendimento de múltiplas vítimas) e sobre a dinâmica a ser realizada de forma simulada. Com a participação de alunos como “atores” e a colaboração da Prefeitura Municipal de Osório, pôde ser realizado uma simulação de acidente no entorno a instituição e acionamento das estruturas de resgate previamente avisadas. Bombeiros, SAMU de Osório e Santo Antônio da Patrulha, ambulâncias do município e a turma da Liga do Trauma puderam realizar o resgate das vítimas, em uma organização de equipes que foi orientada ao público presente pela coordenadora do curso de enfermagem Profª Esp. Joyce Kollet. 
    Para encerramento das atividades foram ofertadas aos presentes a realização de oficinas diversas, como de realização de eletrocardiograma, XABCDE do Trauma dentre outras. Contando com cada vez mais com o contato e realização de práticas dos alunos durante as disciplinas e em atividades realizadas em oportunidades diversas, o IV SUREM já está sendo planejado para 2020 com mais novidades.













Leia Também