Notícias

13/03/2020

UNICNEC Osório sediará encontro estadual de fisioterapia neurofuncional

No dia 25 de abril, especialistas, docentes e acadêmicos estarão reunidos no UNICNEC Osório para debater os avanços e desafios do setor

Todos os anos, milhares de brasileiros são afetados com algum tipo de comprometimento nas funções motoras, em decorrência de danos no sistema nervoso. As disfunções mais conhecidas são ocasionadas pelos acidentes vasculares encefálicos, também chamados de AVC ou derrame, mas a lista de doenças é extensa e inclui condições como a esclerose múltipla e a paralisia cerebral. No combate às sequelas, os pacientes contam com tratamentos e recursos oferecidos na área da fisioterapia neurofuncional. No dia 25 de abril, especialistas, docentes e acadêmicos estarão reunidos no Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC Osório) para debater os avanços e desafios do setor.

Os debates serão realizados no âmbito do V Encontro Científico, promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional do estado do Rio Grande do Sul (Abrafin/RS). As inscrições para o evento são realizadas na página http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/111, até o dia 24 de abril. O primeiro lote segue com o valor de R$ 120 para os profissionais e R$ 60 para os estudantes. Já os professores da rede CNEC poderão participar do encontro gratuitamente.

“Os temas abordados no evento vão ao encontro da constante busca de qualificação desenvolvida pelo UNICNEC Osório, que é considerado uma referência no ensino de Fisioterapia”, ressaltou o pró-reitor da Instituição, Alessandro Bartz.

O diretor financeiro da Abrafin, Rodrigo Schuster, explica que a participação expressiva dos alunos do UNICNEC Osório em eventos anteriores foi um dos fatores decisivos para realizar a edição de 2020 na Instituição. Schuster destaca ainda a importância do encontro. “A gente tem uma gama muito grande de pacientes para atender nessa área da fisioterapia, e é muito importante esse processo de atualização, de troca de informações, para poder fazer cada vez mais um atendimento com bastante benefício”, ponderou.


Entre os palestrantes confirmados para o V Encontro Científico da Abrafin, estão profissionais reconhecidos nacionalmente, como a fisioterapeuta da Universidade de São Paulo (USP) Camila Torriani-Pasin, que atualmente cursa pós-doutorado nos Estados Unidos e, por isso, participará por meio de videoconferência, e Robson Lopes, que já assistiu a ex-ginasta Laís Souza, que ficou tetraplégica ao sofrer um acidente durante o treino de esqui, em 2014.

Leia Também