Notícias

01/09/2023

CNEC CIDADANIA

Faculdade CNEC Campo Largo promove culminância do Projeto CNEC Cidadania no Hospital Infantil Waldemar Monastier


No último dia 30 de agosto, a Faculdade CNEC Campo Largo reuniu sua direção, professores e funcionários voluntários para uma nobre causa: levar amor, esperança e solidariedade ao Hospital Infantil Waldemar Monastier, situado na cidade. O projeto, denominado "CNEC Cidadania," envolveu a realização de doações e atividades que trouxeram momentos especiais aos pequenos pacientes do hospital. Além disso, proporcionou aos voluntários a oportunidade de vivenciar experiências únicas por meio do serviço à comunidade.

Hospital Infantil Waldemar Monastier: Um Refúgio de Esperança

O Hospital Infantil Waldemar Monastier é uma instituição de referência que atende todo o estado do Paraná. Com 112 leitos ativos, incluindo 20 leitos de UTI Pediátrica e 30 leitos de UTI Neonatal, a instituição desempenha um papel crucial no cuidado da saúde infantil. Além disso, oferece leitos de hospital dia, leitos clínicos e cirúrgicos, bem como atendimentos ambulatoriais com uma média de 160 consultas diárias, incluindo especialidades médicas e exames de imagem e diagnóstico. O Hospital Infantil Waldemar Monastier é uma instituição pública de saúde altamente especializada no atendimento de média e alta complexidade a crianças e adolescentes, voltada exclusivamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cores e Alegria para os Pequenos Guerreiros

O projeto "CNEC Cidadania" da Faculdade CNEC Campo Largo não só trouxe voluntários, mas também cores e alegria ao hospital. Uma das atividades mais marcantes foi a pintura, onde as crianças puderam expressar seus sentimentos e visões sobre o mundo por meio da arte. Esse foi apenas o primeiro passo de uma série de ações planejadas pela instituição para dar continuidade ao voluntariado e proporcionar momentos de felicidade às crianças que enfrentam desafios de saúde.

Depoimentos dos Voluntários

O projeto "CNEC Cidadania" não apenas impactou os pacientes, mas também enriqueceu a vida dos voluntários, proporcionando-lhes uma perspectiva renovada sobre o mundo e a solidariedade. Alguns deles compartilharam suas experiências:


• A Professora Alessandra Ap. Berton Rodrigues enfatizou a riqueza que a experiência de ser voluntária proporcionou: "Quando você é voluntário de um projeto ou ação, consegue ver o mundo de outra forma e aprender com os outros a perceber uma riqueza que muitas vezes não conseguimos notar no dia a dia."
Luís Felipe dos Santos, destacando a importância do papel dos professores, disse: "Vou carregar comigo experiências que foram muito ricas hoje. Ser professor não é somente em sala."
Nadhine de Cassia Fister Goes expressou sua satisfação com a experiência, simplesmente afirmando: "Gostei. Foi uma nova experiência."
Micheli Magaton observou como a interação com as crianças revelou sua criatividade, imaginação e personalidade, além de promover a humanização e empatia. Ela comentou: "Tive novas percepções conversando com as crianças, observando alguns desenhos pode-se perceber a criatividade, imaginação, como é a questão da família, os traços de personalidade. Isso nos faz sair da nossa 'zona de conforto,' propor atividades diferenciadas, promovendo a humanização e empatia, que é muito necessária hoje em dia."



A diretora da Faculdade Cnec Campo Largo, professora Alessandra Ap. Berton Rodrigues com José Chezanoski, chefe de Hotelaria e Nutrição do Hospital




O projeto "CNEC Cidadania" é um exemplo inspirador de como a educação pode se unir à comunidade para fazer a diferença nas vidas das crianças e adolescentes em busca de cura. A Faculdade CNEC Campo Largo reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e a construção de um futuro melhor para todos. Este é um exemplo a ser seguido por todos nós, demonstrando que pequenos gestos de bondade podem iluminar o caminho das crianças que enfrentam desafios de saúde.

Leia Também