Notícias
Inteligência Artificial, auxilia a fazermos melhor outras tarefas?
Recentemente li um artigo com o título “Como a inteligência artificial impactará os professores do ensino fundamental e médio” escrito por Jake Bryant, Cristina Heitz, Saurabh Sanghvi e Dilip Wagle publicado em 14 de janeiro de 2020, no site da empresa Mickinsey & Company onde ela dizia seguinte: “Após realizar uma pesquisa com 2000 professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido sugeriu que 20 a 40% das horas atuais dos professores – o equivalente a 13 horas por semana – são gastas em atividades que poderiam ser automatizadas usando tecnologia já existente.
Ainda de acordo com a pesquisa da McKinsey, a área com maior potencial de automação é a preparação das aulas. Os professores entrevistados revelaram gastar em média 11 horas por semana em atividades de preparação. Mesmo que os professores passem o mesmo tempo se preparando, a tecnologia poderia tornar esse tempo mais eficaz, ajudando-os a criar planos de aula e abordagens ainda melhores.” Segundo com relatório do Future of Work, realizado pelo LinkedIn, em 2023, 45% das tarefas mais administrativas do professor, como planejamento de aula, poderiam ser otimizadas por inteligência artificial, aumentando assim a sua produtividade. Acredito que os professores serão beneficiados pela inteligência artificial para auxiliar a preparação dos conteúdos, aulas etc. Afinal a inteligência artificial já está o nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos o quanto ela está inserida.
Tudo que é novo já sabemos que assusta a grande maioria das pessoas, contudo precisamos aprender a usar a Inteligência Artificial como uma ferramenta para nos ajudar, experimentar primeiro e verificar em quais tarefas ela poderá auxiliar nosso trabalho. Talvez seja necessário primeiramente capacitar os educadores na utilização dessa ferramenta e não apenas incorporar sem uma capacitação. Aproveitar o tempo com outras tarefas que poderão nos favorecer melhores resultados é excelente. Voltar a ser um educador mais próximo do aluno é ótimo e talvez seja o sonho de qualquer professor. Tempo atualmente é uma das maiores dificuldades que temos em gerir.
Joseane Balan
Pedagoga e Bióloga
Faculdade CNEC Farroupilha