Acadêmico

Programa de monitoria fomenta o protagonismo acadêmico

A Faculdade CNEC de Rio das Ostras, acaba de lançar o Edital 001/2024 para o Programa de Monitoria Voluntária. Essa é uma oportunidade única para os acadêmicos aprofundarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e autonomia. O programa tem como objetivo não apenas desenvolver competências essenciais durante a formação acadêmica, mas também promover um ambiente de colaboração, estreitando a relação entre discentes e docentes e incentivando o protagonismo e a troca de conhecimentos, principalmente para aqueles que querem seguir a carreira docente.

Foram disponibilizadas oito vagas de monitoria nas áreas de:

• Enfermagem (Cuidados I e III)
• Direito (Direito Processual Civil I e Prática Jurídica I)
• Engenharias (Cálculo I, Cálculo III, Física I e Processo de Fabricação: Soldagem e Fundição).


A seleção dos candidatos foi estruturada em três etapas sendo: prova teórica, prova prática (para disciplinas com conteúdo prático) e análise curricular.

Os critérios para aprovação incluem o alcance de uma média mínima de 7,0 pontos nas provas prática e teórica, além de média superior a 8,0 na disciplina em que o aluno pretende atuar como monitor. Também é necessário que o coeficiente de rendimento global do candidato seja igual ou superior a 7,0.

Os acadêmicos aprovados atuarão como monitores com uma carga horária de no máximo quatro horas semanais, sob a supervisão da Coordenação e dos docentes das disciplinas correspondentes. O programa proporcionará uma experiência imersiva, permitindo que os monitores participem ativamente de grupos de estudo, auxiliem aulas práticas e tenham acesso ao ambiente docente, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.

A aluna Ana Luisa Victorino Fernandes, aprovada para a monitoria na disciplina de Cuidados I, compartilhou sua empolgação com a nova função. “Como monitora, acredito que esta experiência me permitirá aprofundar meus conhecimentos e desenvolver habilidades valiosas. Ajudar meus colegas traz uma sensação de pertencimento à comunidade acadêmica. Além disso, a responsabilidade me impulsiona a me dedicar ainda mais aos meus estudos”, afirmou Ana Luisa, que está no 10º período do curso de Bacharelado em Enfermagem.

A Profª. Drª. Kyra Vianna Alóchio, coordenadora do curso de Enfermagem, também destacou a importância da monitoria para o crescimento acadêmico e institucional. “Desde a visita de renovação de reconhecimento do MEC em 2023, a monitoria era um desejo da coordenação. Ver esse programa tomando forma é extremamente satisfatório, principalmente com o suporte da CEDUC-ES, que nos ajuda a implementar estratégias pedagógicas de alto nível. Nosso desejo é que a monitoria se torne um programa contínuo em todos os semestres”, afirmou a coordenadora.

Conforme o regulamento, a monitoria terá duração máxima de seis meses, e os estudantes não poderão acumular monitorias em mais de uma disciplina, nem exercê-las em horários que conflitem com as aulas regulares. Ao término do período, os monitores receberão certificados, que poderão agregar valor a seus currículos, destacando-se como um diferencial em processos seletivos de pós-graduação e residências acadêmicas.

Com esta iniciativa, a Faculdade CNEC de Rio das Ostras reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de seus estudantes, promovendo oportunidades que integram teoria e prática no ambiente de ensino.