Notícias

04/07/2023

ENADE 2023, garanta uma carreira de sucesso!

Garanta seu diploma e sucesso profissional! A avaliação é obrigatória para concluintes do Ensino Superior, e sua participação valoriza seu diploma e impulsiona sua carreira. Por isso, esteja preparado e aproveite essa oportunidade!

Atenção aluno cenecista da Faculdade CNEC Rio das Ostras! É fundamental que você fique ligado no cronograma e edital do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) 2023. Essa avaliação, realizada a cada três anos pelo INEP (Ministério da Educação), tem como objetivo avaliar o rendimento e o desenvolvimento das instituições de ensino e dos estudantes, tanto os calouros quanto os concluintes do Ensino Superior.

A aplicação do ENADE em 2023 será no dia 26 de novembro, a partir das 12h, horário de Brasília, com duração total de 4 horas.

Os nosso cursos avaliados serão:

• Biomedicina
• Enfermagem
• Engenharia civil
• Engenharia de produção
• Engenharia mecânica
• Gestão ambiental (EaD)



É importante ressaltar que o ENADE é um componente curricular obrigatório e condição indispensável para a emissão do histórico escolar, bem como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior (IES). Somente será registrada a regularidade do aluno concluinte no histórico escolar se ele realizar a prova, desde que o curso esteja sendo avaliado naquela edição do ENADE, conforme estabelecido pela Lei nº 10.861/2004, no artigo 5º, §5º.

Em caso de ausência do aluno, a justificativa poderá ser aceita ou não, de acordo com critérios específicos.

A estrutura da prova do ENADE é composta por um Questionário do Estudante, respondido antes da avaliação de acordo com o cronograma, que tem o objetivo de levantar informações sobre o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, subsidiando os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES. Além disso, a prova contém questões objetivas e discursivas, abrangendo tanto aspectos de formação geral (conhecimentos gerais) como questões específicas relacionadas à área de conhecimento do curso.

A parte de formação geral conta com 10 questões, sendo 9 objetivas e 1 discursiva, enquanto a formação específica possui 30 questões, sendo 29 objetivas e 1 discursiva.
No dia da aplicação da prova, os estudantes também devem responder ao Questionário de Percepção do Estudante em relação ao exame.

Apenas os estudantes com status de concluintes estão habilitados a participar do ENADE, mesmo que os alunos calouros tenham feito a inscrição. A inscrição é realizada pelos coordenadores de curso. Vale ressaltar que nem todos os cursos participam de todas as edições do ENADE, portanto, é importante verificar a lista de cursos avaliados para o ENADE 2023.

Os critérios de habilitação para o ENADE em 2023 são os seguintes:

• Ingressantes: alunos que tenham iniciado o curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023;
• Concluintes de cursos de bacharelado: alunos que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023, ou que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024;
• Concluintes de cursos superiores de tecnologia: alunos que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023, ou que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.

Caso você seja concluinte, só será necessário fazer a prova se o seu curso estiver sendo avaliado no ENADE deste ano. Porém, se esse for o caso, a sua participação é obrigatória, pois a regularidade é pré-requisito para a colação de grau.

O resultado obtido pelo aluno no ENADE é divulgado apenas para o próprio estudante, por meio do Boletim de Desempenho disponível no site do ENADE. No entanto, é importante destacar que uma prova entregue de forma incompleta ou com baixo desempenho pode resultar em uma nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por instituição e por município. Isso pode prejudicar o valor do seu diploma no mercado de trabalho.

Além disso, somente os concluintes que estiverem regulares com o ENADE poderão colar grau e será expedido o seu diploma. Portanto, esteja atento ao ENADE 2023, pois ele representa uma oportunidade de upgrade para o seu sucesso acadêmico e profissional. Valorize o seu diploma e assegure a regularidade com o exame, pois isso contribuirá significativamente para a sua trajetória educacional e profissional.


Leia Também