Notícias

29/12/2023

Retrospectiva CNEC 2023

A CNEC está celebrando seus 80 anos de excelência, destacando-se na formação de mais de 20 mil estudantes em todas as etapas da educação. O ano foi marcado por iniciativas inovadoras, refletindo o compromisso contínuo da rede com a qualidade e o bem



Em 2023, a Rede CNEC celebrou seus 80 anos de comprometimento e excelência educacional, um marco que ressalta a longevidade de sua trajetória e o impacto na educação brasileira. Esse ano foi marcado por iniciativas que refletem o nosso compromisso institucional e a adaptação constante às demandas educacionais emergentes.

Ao longo de oito décadas, a Rede CNEC tem se destacado na adesão de novos projetos e na consolidação dentro das comunidades cenecistas por todo o País, mantendo-se alinhada aos princípios e ideais estabelecidos pelo seu fundador, o professor Felipe Tiago Gomes. Atualmente, a Rede CNEC desempenha um papel crucial na formação de mais de 20 mil estudantes, abrangendo todas as etapas educacionais, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

74 Unidades de Educação Básica
14 Instituições de Ensino Superior
15 Estados da Federação além do Distrito Federal
21.813 estudantes
19.470 alunos na Educação Básica
2.343 alunos no Ensino Superior
3.101 colaboradores
1.699 professores
1.402 funcionários administrativos


No decorrer de 2023, formando milhares de alunos por meio das 74 unidades de Educação Básica, das 12 faculdades e dos 2 centros universitários da rede, nossas unidades realizaram as suas atividades com primazia e dedicação, garantindo uma educação de excelência e cumprindo o nosso compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem de nossos estudantes.

Para o material didático, o Sistema de Ensino CNEC desenvolveu:

108.600 livros didáticos para alunos
7.018 páginas revisadas
6.970 livros didáticos para professores
4619 revisões de provas
1940 páginas diagramadas


Plataformas Educacionais

A dedicação de nossos alunos e professores apontou grandes resultados:


• 63.350 publicações de professores
• 61.304 mensagens enviadas por chat
• 3.506 atividades postadas
• 1.324 simulados aplicados
• 642 videoaulas ao vivo
• 345 posts de redação






Esses são os dados alcançados através da nossa plataforma CNEC Digital apenas durante o ano de 2023, afirmando, mais uma vez, que educação e tecnologia andam juntas a favor do conhecimento e, aliadas a técnicas e metodologias ativas de ensino e aprendizagem, garantimos uma educação sólida e uma formação plena aos nossos estudantes.


Atualizações na Plataforma CNEC Digital:


Agenda Digital
Acesso Simplificado à CNECTEC para 1ª ou 2ª série EM
Acesso simplificado à Edify para o Ensino Bilíngue
Acesso simplificado a todas as plataformas por meio do e-mail Institucional
Nova Interface da Plataforma CNEC Digital: Mais Moderna e Intuitiva
Novo Relatório do ENEC
Planos e Aula com IA




Avaliações Digitais em Larga Escala


Avaliação Diagnóstica 2023
ENEC 1
ENEC 2

Tecnologia e Inovação

Em resposta aos desafios contemporâneos, a CNEC empreendeu esforços significativos, modernizando ainda mais os seus métodos digitais, implementando atualizações e desenvolvendo ferramentas e projetos inovadores para aprimorar os processos de aprendizagem, por meio de videoaulas e cursos de formação continuada, disponibilizados de forma gratuita em suas plataformas. Além disso, a CNEC conta com novas tecnologias educacionais que alavancam a educação cenecista para outro patamar, como o V-Lab, que este ano se destacou em feiras e congressos educacionais, como a Bienal Eduko e o Rio Innovation Week.

A Rede CNEC marcou presença no Rio Innovation Week 2023, o maior evento de tecnologia e educação da América Latina, realizado de 03 a 06 de outubro na cidade do Rio de Janeiro.



Inovando dentro do contexto educacional e incorporando novas tecnologias …
Central de Relacionamento via WhatsApp “Maria”
Geração de Planos de Aula com uso de Inteligência Artificial na CNEC Digital




Segurança Escolar

A implementação eficaz do Protocolo de Segurança da CNEC durante o ano de 2023 reforçou o comprometimento de nossas instituições com a proteção e o bem-estar dos estudantes e da comunidade escolar em um contexto desafiador.


Alinhamento com a BNCC

A dedicação e qualificação dos profissionais cenecistas são elementos essenciais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com diversos projetos que visam ao desenvolvimento integral dos alunos.

Lançamos o novo material da educação infantil

Totalmente alinhado à BNCC e à Proposta Pedagógica da Rede CNEC, o novo conteúdo didático elaborado para a Educação Infantil oferecerá, em sua essência, um projeto que beneficia a educação de diversas maneiras durante toda a fase de formação do aluno, começando desde cedo o desenvolvimento do seu projeto de vida por meio do estímulo associado a metodologias ativas de aprendizagem.

Eventos Online

Realizamos a 11ª edição do Esquenta ENEM, uma oportunidade única para milhares de alunos se prepararem de forma sólida e flexível para o Exame Nacional do Ensino Médio. Nas semanas que antecederam as provas, entre os dias 30/10 e 13/11, oferecemos conteúdo exclusivamente elaborado para uma aprendizagem significativa e abrangente a estudantes cenecistas e não cenecistas.

Promovemos o 1º Congresso EAD CNEC, transmitido ao vivo para mais de 500 estudantes pelo Canal do UNICNEC Osório no YouTube, permitindo o acesso de todas as unidades da rede CNEC de Educação Básica e Superior, egressos e comunidade em geral. Com uma programação dinâmica e voltada a atividades de cunho multiprofissional, com a presença de palestrantes e pesquisadores renomados, prontos para compartilhar suas experiências e ideias inovadoras, o congresso visou discutir e explorar os avanços e desafios da educação a distância no cenário atual. Sendo uma oportunidade única para debater e enriquecer seus conhecimentos sobre educação, tecnologia e carreira.

Destaca-se, também, a realização de três edições do CNEC Talks ao longo do ano, ampliando a perspectiva de mais de 900 profissionais da educação e da comunidade cidadã, participantes dos seminários online, que abordou temas de relevância, como Educação Inclusiva e Educação Antirracista.


Encontro de Lideranças Cenecistas

Diante do desafio de formar cidadãos para um mundo em constante transformação, a Rede CNEC incentiva continuamente seus colaboradores a desenvolverem competências além de suas qualificações. O Encontro de Lideranças Educacionais CNEC – ELEC 2023, realizado em três cidades, proporcionou uma plataforma para a troca de experiências entre gestores das unidades CNEC de Educação Básica, de Ensino Superior e da mantenedora, gerando reflexões sobre competências essenciais, análise de dados e agilidade na tomada de decisões.

Líderes educacionais da CNEC compartilharam experiências e aprimoraram competências no ELEC 2023, evento realizado em três cidades, um encontro que proporcionou uma minuciosa análise de dados e tomada de decisões ágeis.



Campanhas de Captação para 2024

Neste momento, com o trabalho em conjunto entre as equipes de Coordenação da Educação Básica da CNEC (CEDUC-EB), do Ensino Superior (CEDUC-ES), do time de Comunicação e Marketing da CNEC, da equipe financeira, de infraestrutura, de compras e das equipes pedagógicas e institucionais em prol do desenvolvimento de nossas unidades, estamos realizando as campanhas de captação para 2024, com matrículas abertas, vestibulares, provas de bolsas, Financiamento Estudantil da Rede CNEC – FIES CNEC e revitalização dos nossos espaços escolares, com o objetivo de proporcionar experiências educacionais enriquecedoras aos alunos e colaboradores, a fim de garantir o pleno conhecimento e a expansão do bem-estar.



As portas das unidades de Educação Básica e Ensino Superior permanecem abertas, convidando pais, responsáveis e a comunidade cenecista a conhecerem de perto a nossa proposta e os ideais de uma rede educacional comprometida com a formação integral dos alunos e preparo para o futuro. A Rede CNEC reafirma seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro promissor por meio da educação e do acesso ao conhecimento.
Venha ser CNEC você também! E, juntos, vamos abrir as portas para o conhecimento e construir um futuro brilhante por meio da educação!


Leia Também