Notícias

01/09/2023

Prova da OAB: um passo crucial para os formandos em Direito

A conquista dessa certificação representa um marco fundamental na jornada acadêmica e profissional dos futuros advogados, abrindo portas para uma carreira de sucesso e contribuição à sociedade.


O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecido por sua rigorosidade e abrangência, é um requisito obrigatório para a prática da advocacia. A CNEC tem reconhecido consistentemente esse valor como um teste de conhecimento legal, e como um meio de assegurar que os formandos estejam bem preparados para enfrentar os desafios reais da profissão.

A Direção da CNEC salienta que a preparação para a Prova da OAB não apenas aprimora o entendimento dos formandos sobre as leis e os regulamentos do país, mas também desenvolve habilidades cruciais, como a análise crítica, a resolução de problemas complexos e a ética profissional.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos nossos formandos, realizamos anualmente o Simulado OAB CNEC, que abrange pontos significativos no desempenho dos nossos alunos por meio de um preparo com videoaulas exclusivas e simulados de avaliação realizados anteriormente ao exame. Os futuros advogados são encorajados a encarar a prova como uma oportunidade para consolidar e demonstrar seu conhecimento, enquanto se esforçam para alcançar um padrão de excelência que o ensino superior da CNEC sempre defendeu.

A preparação para o Exame de Ordem na CNEC é abordada com uma visão holística, focando na assimilação de conteúdo, e também na construção de habilidades analíticas e de resolução de problemas. O engajamento dos estudantes no Calendário OAB 2023 torna-se uma parte fundamental dessa jornada. Neste ano, a OAB ofereceu três edições do exame, e já estão abertas as inscrições para o último exame do ano. Segue o calendário:
OAB 2023: 39º Exame da Ordem Unificado

Abertura do Edital: 28/8/2023
Inscrição: 4/9/2023 a 11/9/2023
Data OAB 1ª Fase da avaliação: 19/11/2023
Data OAB 2ª Fase da avaliação: 21/1/2024


A primeira fase do exame, a prova objetiva, é composta de 80 questões, e o tempo disponível para resolvê-las é de cinco horas ( é preciso considerar cerca de 15 minutos para transcrever as respostas no caderno oficial e mais 15 minutos distribuídos entre dois ou três intervalos durante a prova). Com o alcance de 60% de aproveitamento (seis pontos) na primeira fase, o candidato passa para a segunda fase, uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões, todas relacionadas a uma matéria específica: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário, Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Caso seja aprovado na primeira fase e reprovado na segunda, o candidato pode participar de uma repescagem, ou seja, tem o direito de fazer a segunda fase duas vezes caso seja necessário.

Acreditamos que a certificação é apenas uma nova etapa de uma preparação sólida para uma carreira jurídica distinta e influente. Com uma abordagem educacional de excelência, buscamos preparar nossos formandos para a obtenção de diplomas, contribuindo efetivamente para a construção de carreiras bem-sucedidas e impactantes em diversas áreas profissionais, garantindo assim o tão sonhado futuro de sucesso.

Leia Também