Notícias

23/11/2023

Vem aí mais uma edição do CNEC Talks, falando sobre Educação Antirracista

A 15ª edição do CNEC Talks traz uma temática de grande impacto, voltada para combater as desigualdades e promover os aspectos do pluralismo racial, social e cultural dentro das instituições de ensino. Não perca!

Uma Educação Antirracista, ou melhor, Educação das Relações Étnico-raciais, é aquela que compreende que o processo de ensino-aprendizagem está vinculado ao pertencimento étnico, racial e cultural da população brasileira e deve combater qualquer forma de discriminação.

Assim, buscando promover uma educação igualitária, a CNEC, em parceria com equipes pedagógicas qualificadas, desenvolve em suas atividades e propostas estratégias para compreender e combater os preconceitos e a discriminação racial nas relações pedagógicas e educacionais das nossas mais de 100 instituições de ensino em todo Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior.

O silêncio sobre o racismo, o preconceito e a discriminação racial nas diversas instituições educacionais contribuem para que as desigualdades não sejam contidas. Nesta proposta, o CNEC Talks especial desta próxima semana, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, traz um debate de suma importância para toda a população brasileira, em especial aos profissionais da educação: a “Educação Antirracista”.

A primeira convidada da edição será a professora cenecista Ana Alice Barcelos, que é formada em Pedagogia, diretora do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro em Quissamã e professora na rede municipal de ensino desde 1990. Já liderou projetos de cultura e educação, incluindo a restauração arquitetônica e dos saberes ancestrais da comunidade quilombola de Machadinha em Quissamã. Além disso, também teremos a presença da professora Vaneli Chaves, pedagoga com vasta vivência na área educacional e de gestão. Vaneli já atuou como Secretária Municipal de Educação de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e como diretora do Colégio Cenecista Padre Antônio Vieira.

O CNEC Talks desta semana busca combater práticas de racismo e discriminação racial em ambientes educacionais e na vida cotidiana, promovendo o pluralismo cultural.

Em linhas gerais, o CNEC Talks traz como metas a caracterização e a análise das principais formas de abordagem em:

• Observar, descrever e analisar as formas de interação, formais e informais, estabelecidas entre os atores escolares;
• Identificar nas práticas pedagógicas padrões de conduta que favoreçam ou dificultem o pluralismo racial, social e cultural, bem como a valorização da diversidade racial

Com o acesso à informação, à capacitação e ao desenvolvimento de consciência, vamos conquistar juntos um ambiente cada vez mais justo e igualitário por meio da educação e da cultura. O CNEC Talks será transmitido ao vivo na próxima quinta-feira, dia 23/11, às 19h30, pelo canal do Sistema de Ensino CNEC no YouTube. Para garantir o seu certificado de participação na edição, acesse o link disponível na descrição do vídeo no momento da transmissão! Não perca!

Leia Também