Notícias
Projeto CNEC Cidadania 2024 tem como foco cidades e comunidades sustentáveis
O projeto CNEC Cidadania, promovido anualmente pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, apresentou em sua 9ª edição o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Em atividade desde 2015, o projeto faz parte da proposta pedagógica do Sistema de Ensino CNEC e tem como objetivo o fortalecimento da relação entre escola e comunidade e o desenvolvimento de habilidades como liderança, espírito investigativo, sociabilidade e criatividade em nossos milhares estudantes por todo o Brasil.
O projeto deste ano está alinhado ao Objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU, que busca tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Entre as metas estabelecidas, temos:
• Garantia do acesso à habitação segura e acessível
• Melhoria da segurança dos sistemas de transporte
• Promoção da urbanização inclusiva e sustentável
• Redução do número de pessoas afetadas por desastres naturais de origem hidrometeorológica e climatológica
• Apoio às relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento
• Proteção ao patrimônio cultural e natural
A realização do projeto em cada unidade envolve professores, colaboradores, familiares e estudantes, incentivando a criação de soluções criativas para desafios locais e promovendo mudanças positivas no comportamento coletivo e individual.
As unidades da CNEC desenvolveram, ao longo do ano, ações educativas promovendo a inclusão social, a educação ambiental e o planejamento urbano participativo, entre outros eixos. A partir das vivências sugeridas, tais como pesquisas, entrevistas, produção de vídeos, debates e campanhas de conscientização, incentivamos o envolvimento de toda a comunidade escolar e local no projeto. Dentre várias atividades realizadas por nossas unidades de educação básica, destacam-se:
• Criação de hortas escolares: essa iniciativa visa envolver diretamente os estudantes no cultivo, promovendo a educação ambiental e o consumo sustentável.
• Campanhas de coleta seletiva: implementação de programas de reciclagem e coleta seletiva de lixo dentro da escola e na comunidade.
• Projetos de segurança no trânsito: campanhas de conscientização sobre a segurança no trânsito, incluindo palestras e simulações.
• Ações de valorização do patrimônio cultural: visitas a patrimônios históricos locais e atividades de incentivo à preservação cultural.
Para as unidades de ensino superior, foram sugeridas as seguintes ações:
• Pesquisas sobre mobilidade urbana: estudos e propostas para melhorar a mobilidade urbana nas cidades, considerando a inclusão e a sustentabilidade.
• Projetos de urbanização sustentável: desenvolvimento de planos diretores e maquetes de bairros sustentáveis, com ênfase em habitação acessível e uso eficiente dos recursos.
• Iniciativas de empreendedorismo social: fomento à criação de startups e projetos que visem resolver problemas urbanos e ambientais.
• Parcerias com organizações locais: colaboração com ONGs e governos locais para a implementação de soluções práticas e inovadoras nas comunidades.
Ainda de acordo com a proposta, todas as atividades realizadas são registradas e documentadas pelos grupos de estudantes, incluindo detalhes sobre objetivos, público-alvo, cronograma, procedimentos, ações desenvolvidas, resultados alcançados e participação da comunidade.
Promovendo a educação ambiental e a inclusão por meio do incentivo à criação de soluções inovadoras para os desafios urbanos, por meio da participação ativa de toda a comunidade, o projeto reafirma o compromisso da Rede CNEC com a cidadania, estimulando o pensamento crítico e contribuindo para a construção de comunidades mais inclusivas e sustentáveis. Venha para a CNEC você também e junte-se a nós na construção de um futuro melhor para todos por meio da educação e da ação social.