Notícias

11/11/2024

Equipe da Escola Nicolau é a grande vencedora do 1º Salão de Inovação e Pesquisa da CNEC Gravataí

Evento premiou jovens talentos em inovação e reforçou o compromisso da CNEC Gravataí com o desenvolvimento científico e criativo dos estudantes da região.



A Faculdade CNEC Gravataí realizou, na última quarta-feira (6), o 1º Salão de Inovação e Pesquisa, um evento pioneiro que promoveu o espírito de inovação entre alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas da região. A iniciativa incentivou os estudantes a propor soluções para desafios reais, apresentados pela empresa Suloy, e atraiu mais de 400 visitantes ao campus.

O Salão contou com a participação de sete equipes, cada uma acompanhada por seus professores orientadores, que apresentaram projetos criativos e tecnicamente detalhados. A banca de avaliação, composta por cinco membros de destaque — entre eles, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga; representantes da Suloy, Gislaine Gomes e Alex Soares; a diretora da Sogil, Ana Cristina; e Daiana Lemes, da Atueng Consultoria —, analisou atentamente cada apresentação.

A diretora da Faculdade CNEC Gravataí, Mariele Padilha Flores, celebrou o evento como um marco para a instituição. “Poder proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de inovação e pesquisa é uma conquista. Sendo o primeiro evento, foi um desafio organizá-lo, mas os projetos estavam de alta qualidade, e os alunos vieram preparados,” destacou Mariele.

O projeto "Transfornal: Eficiência Energética em Fornos de Fusão", desenvolvido pela equipe da Escola Nicolau Chiavaro Neto, foi o grande vencedor e garantiu o primeiro lugar. Já a Escola José Maurício conquistou a segunda posição com o projeto Circular Hub Market (CHM), enquanto o Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (GENSA) assegurou o terceiro lugar com o trabalho Aumento da Eficiência Energética em Fornos de Fusão: Estratégias e Tecnologias de Otimização.

As três equipes vencedoras foram premiadas com uma viagem ao Museu da NASA em Gramado, uma recompensa que, além de valorizar o esforço dos participantes, reforça o compromisso da Faculdade CNEC Gravataí com o estímulo à inovação e ao aprendizado prático.

Com o sucesso desta primeira edição, a faculdade já projeta uma segunda edição do Salão de Inovação e Pesquisa em 2025. A instituição pretende contar com novos parceiros e expandir o evento, permitindo que um número ainda maior de escolas e alunos possa participar e desenvolver suas habilidades em inovação e pesquisa.

Leia Também