Pós-Graduação

Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia

Mais sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia atento às modificações do perfil epidemiológico da população, visa a qualificação de profissionais fisioterapeutas no atendimento de situações geradas pelo aumento da expectativa de vida, pelo crescimento de alterações crônicas que prejudicam a funcionalidade das pessoas, pelos constantes traumas e lesões agudas ocorridas nos dias de hoje, além de outras situações. Através do conhecimento teórico/prático, desenvolvido ao longo do curso, o fisioterapeuta poderá aprofundar a avaliação e a intervenção fisioterapêutica para realização de um atendimento diferenciado e qualificado em pacientes pediátricos, jovens, adultos e idosos com alguma patologia ortopédica e/ou traumatológica.
Nos últimos anos o Brasil tem sediado grandes eventos esportivos, fato este, que criou uma grande demanda por profissionais especializados nas áreas envolvidas, tal como a fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. O que destacou e modificou o cenário da fisioterapia no Brasil, ganhando destaque por oferecer resultados eficazes com amplo embasamento clínico-científico. O principal motivo do sucesso é a melhora satisfatória dos sintomas em curto prazo.
Outro fator que contribui para o crescimento desta área de atuação é a cultura do corpo tão propagada pela mídia e a necessidade de uma melhor qualidade de vida, em relação a diminuição do sedentarismo e patologias oportunistas, o que contribuiu para que nos últimos anos um grande número de pessoas não atletas oi ditos atletas de finais de semana passassem a realizar atividades físicas. O despertar pela prática esportiva tem aumentado o número de lesões esportivas, tal fato aponta para a alta incidência destas afecções associadas a fatores tais como: prática inadequada da atividade, material inapropriado para a prática de atividades físicas, bem como má orientação da técnica. Também é importante acrescentar que os métodos de fisioterapia são cada vez mais valorizados pelos pacientes e por profissionais de saúde em geral. A Fisioterapia ortopédica e traumatológica é aplicada com base em vários métodos de tratamento.
Hoje, com as modernas técnicas e com o aprimoramento constante dos profissionais com cursos de aperfeiçoamento, essa área da fisioterapia obtém grandes resultados.
O fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica terá um amplo campo de atuação podendo exercer a fisioterapia em clínicas, academias, centros de reabilitação para pessoas com disfunção ou deficiências motoras.
Em relação ao mercado de trabalho ressaltamos que nas proximidades de Santo Ângelo - RS existem inúmeras clínicas e centros de reabilitação que na sua maioria necessitam de fisioterapeutas com esta especialidade, o que qualifica e amplia o mercado de trabalho dos egressos deste curso de especialização. Assim sendo, por meio da educação continuada ao nível de especialização permitirá o enriquecimento científico do profissional fisioterapeuta para uma atuação direcionada e precisa para o restabelecimento da independência funcional dos indivíduos, contribuindo com a qualidade de vida da comunidade.
O curso atende às especificações da Resolução CNE/CES Nº 1, de 06 de Abril de 2018 e do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

Mercado de trabalho

Capacitar fisioterapeutas ao exercício profissional em portadores de disfunções Ortopédicas, traumatológicas e desportivas, nos diversos ambientes de atuação, oferecendo aperfeiçoamento teórico-prático, respondendo a uma demanda do mercado que exige profissionais cada vez mais qualificados.
• Conhecer os métodos e técnicas utilizadas nas disfunções Ortopédicas, traumatológicas e desportivas, conceitos, princípios e aplicação prática;
• Habilitar os profissionais para a utilização de métodos qualitativos de avaliação dos resultados das modalidades terapêuticas nas disfunções Ortopédicas, traumatológicas e desportivas
• Propiciar a produção de conhecimento sobre diferentes métodos e técnicas fisioterapêuticas para o tratamento nas disfunções Ortopédicas, traumatológicas e desportivas
• Possibilitar a identificação das diversas afecções do sistema musculoesquelético, permitindo a indicação de tratamentos específicos;
• Oportunizar ao acadêmico, a compreensão dos principais critérios de avaliação, planejamento e conduta utilizada na fisioterapia ortopédica e traumatológica

Resumo

  • Lato Sensu
  • 420 horas
  • 12 meses

Veja também estes cursos

Especialização em Direito Processual Penal

Ver Curso

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Ver Curso

Especialização em Direito do Trabalho

Ver Curso

MBA em Finanças e Controladoria

Ver Curso