Institucional

Quem somos

Maior complexo educacional do litoral norte do Rio Grande do Sul, o Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC conta com mais de três mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação. Inaugurada em 1981, a instituição ganhou a credibilidade  pela qualidade da educação e por transformar seus alunos em profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Nos últimos anos, vem aumentando e melhorando a infraestrutura e a oferta de cursos com o objetivo de contemplar as mais diversas necessidades e anseios da comunidade. Com isso, qualifica a formação dos seus acadêmicos e fortalece os diferentes setores que trabalham pelo desenvolvimento da região. 

CPA

Por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Rede CNEC adquire informações sobre seu próprio modelo de educação, buscando conhecer melhor sua realidade e, a partir disso, aperfeiçoar continuamente a gestão e os processos que resultam em melhoria de desempenho.

O trabalho da CPA vai além de mensurar índices ou apontar e receber críticas, pois se compromete em fazer uma reflexão sobre os processos e procedimentos que levam à prática de avaliação global. Com isso, busca-se o fortalecimento das finalidades essenciais da Instituição, ultrapassando o rendimento estudantil isolado para atingir os significados mais amplos da formação profissional.


Relatório Parcial 2015

Relatório Parcial 2016

Relatório Integral 2017

Relatório Parcial Autoavaliação CPA 2018

Regimento CPA UNICNEC

Anexo Programa de Avaliação 2018/2020 Instrumentos de avaliação

Programa de Avaliação Interna 2018/2020






  • Missão

    Desenvolver conhecimento para a vida

  • Visão

    Formar vencedores

  • Valores

    • Ética
    • Excelência
    • Valorização do ser humano
    • Sustentabilidade
    • Otimização de Recursos
    • Transparência

Nossos Diferenciais

Nossos princípios
PROXIMIDADE ENTRE INSTITUIÇÃO, ESTUDANTES E COMUNIDADE

O senso de pertinência está relacionado à integração da Instituição com a comunidade. A participação ativa da comunidade fortalece o sentimento de pertencimento. A comunidade passa a se perceber parte da Instituição, e, por consequência, passa a atuar positivamente com foco no desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.

DESENVOLVENDO SEU FUTURO

O empreendedorismo está presente nas políticas de ensino, pesquisa e extensão na medida em que comungam do objetivo comum de possibilitar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades para gerenciar seu destino profissional, seja empreendendo seus recursos para a sua inserção, com qualidade, no mercado de trabalho público ou privado, ou na elaboração e implementação de seus próprios planos de negócio.

VOCÊ FAZ SEU SUCESSO

As metodologias ativas estão presentes no modelo de ensino proposto pela CNEC, por entender que o educando deva ser o principal agente de seu processo de construção de conhecimentos. Ou seja, o protagonista no desenvolvimento das ações que permitirão o amadurecimento de sua autonomia cognitiva.

BUSCA PELA QUALIDADE DO CONHECIMENTO

A CNEC se apropria da definição do conceito de sustentabilidade definido pela Organização das nações Unidas: “desenvolvimento sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.” Assim, todas as atividades são planejadas na perspectiva da busca pela qualidade a partir da sustentabilidade econômica, ambiental, social e empresarial.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A tecnologia é percebida pela CNEC como meio e como fim de sua proposta pedagógica. Como meio, a tecnologia está presente de forma marcante em seu modelo pedagógico em ambientes virtuais de aprendizagem. Como fim, a tecnologia é percebida na medida em que suas atividades possibilitam o desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que colaborem para a solução de problemas de sua comunidade.

A CNEC

Com mais de 75 anos de atuação, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC é uma rede de educação presente em diversos municípios brasileiros. Criada em 1943, pelo professor Felipe Tiago Gomes, a CNEC surgiu para oferecer, de forma democrática, educação de qualidade. Sua principal característica é formar líderes e gestores capazes de transformar a sociedade a partir de bons exemplos.

Da Educação Básica ao Ensino Superior, a Rede CNEC está presente em 18 estados e no Distrito Federal com 17 faculdades e um centro universitário, além de 98 polos de Educação a Distância e 94 colégios.

Conheça nossas Instituições

Estamos presentes em diversas cidades com 17 faculdades e um centro universitário. Quer conhecer nossa rede de educação superior?

Veja a relação completa